Joinville recebe profissionais e discute educação ambiental no IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana

Publicada em 26/04/2024 às 17:56
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Cerca de 150 profissionais que atuam na área de arborização pública participaram do IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana, que aconteceu nos dias 25 e 26 de abril (quinta e sexta-feira), na Universidade da Região de Joinville – Univille.

Durante a programação foram apresentados temas como Política Nacional de Arborização Urbana, resiliência climática, políticas públicas estaduais e oportunidades de mercado.

Um dos assuntos em destaque foi o Plano Municipal de Arborização de Joinville, desde a sua construção até os desafios para a implantação.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (SAMA), Magda Villanueva Franco, embora ainda existam questões culturais a serem trabalhadas junto à população, a educação ambiental e as iniciativas que a Prefeitura de Joinville vem adotando na questão da arborização urbana geram resultados positivos.

“Joinville é privilegiada por ter uma grande área verde. A melhoria da arborização urbana vem acontecendo com iniciativas como o programa Joinville Mais Bonita, revitalização de espaços públicos com arborização, cuidados com as praças e parques”, afirma Magda.

Além da grade de palestras, o evento contou com atividades práticas como minicursos e oficinas sobre manutenção de ferramentas, técnicas de cabeamento, técnicas de plantio e poda, tratamento de árvores jovens e adultas, entre outros.

Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), o Fórum Catarinense de Arborização Urbana é itinerante e aconteceu pela primeira vez em Joinville, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Além de profissionais da SAMA, o evento teve a presença de participantes vindos de municípios catarinenses como Indaial, Blumenau, São Bento do Sul, Corupá, Massaranduba, Jaraguá do Sul e de Pato Branco, no Paraná.

“O IV Fórum Catarinense de Arborização Urbana foi um sucesso. O evento é uma oportunidade para promover e consolidar a mudança cultural pela arborização urbana em Joinville”, comemora Magda.