Joinville recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue e prepara aplicação

Publicada em 23/02/2024 às 07:39
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na tarde desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Joinville recebeu da Secretaria de Estado da Saúde o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 15.701 doses. Neste primeiro momento, a vacina será aplicada em pré-adolescentes de 10 e 11 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Na sexta-feira (23/2), a equipe de profissionais receberá todas as informações sobre o fluxo de aplicação da vacina e a Secretaria da Saúde de Joinville fará a logística de distribuição do imunizante para as unidades.

No sábado (24/2), das 8h às 12h, oito Unidades Básicas de Saúde de Família (UBSFs) estarão abertas para aplicação da vacina contra a dengue. São elas: Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwald, Aventureiro I, Dom Gregório, Vila Nova Sede, Pirabeiraba e Costa e Silva.

A partir de segunda-feira (26/3), a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle). Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.