Joinville realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal na sexta-feira

Publicada em 16/11/2023 às 09:46
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na sexta-feira (17/11), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Serão oferecidos exames bucais para diagnóstico precoce do câncer em 30 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município e em uma tenda instalada junto ao estacionamento da Expoville.

A lista de UBSFs que integram a campanha e o horário de atendimento em cada uma delas está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/CampanhaCancerBucal). Não é preciso agendamento prévio e o serviço nesse dia é específico para pessoas que apresentam fator de risco ou sintomas que podem indicar suspeita de câncer bucal. A tenda na Expoville funcionará no dia 17 de novembro durante as atividades da Festa das Flores, das 9h às 21h.

A campanha tem a parceria da Universidade da Região de Joinville (Univille), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Joinville), Conselho Regional de Odontologia (CRO Joinville) e do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba.

Segundo a gerente técnica de odontologia da Secretaria da Saúde, Christine Böhm da Costa, o objetivo dos exames é inspecionar os tecidos moles da boca, para averiguar a presença de lesões que podem ser tratadas no sistema público de saúde.

“Todos os pacientes serão orientados quanto à necessidade de atendimento especializado e serão encaminhados para realização de biópsias e o devido tratamento pelo setor de estomatologia, conforme a necessidade encontrada pela equipe de saúde bucal”, explica a gerente.

O público alvo são pessoas que usam cigarros eletrônicos (vapers), cigarros, charutos, que ingerem frequentemente bebidas contendo álcool e trabalhadores expostos ao sol, o que favorece a formação de feridas nos lábios.

“Vamos procurar identificar lesões bucais nas bochechas, lábios, língua, palato e assoalho da boca que não cicatrizam há mais de 15 dias. Lesões brancas, vermelhas, escurecidas ou endurecidas. Caroços no pescoço também são indícios”, detalha Christine

Cerca de 32 cirurgiões-dentistas das UBSFs estarão realizando exames da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, além de profissionais do CRO, da ABO, da Univille e da equipe do Hospital Erasto Gaertner. No total, serão cerca de 70 dentistas mobilizados na ação, além de alunos da Odontologia da Univille que atuarão na organização. Os exames serão feitos por cirurgiões-dentistas.