Joinville realiza ações de conscientização no Agosto Dourado para incentivar a amamentação

Publicada em 31/07/2023 às 10:28
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, UBSF Bom Retiro - SES.DNO.UBBR

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, realiza atividades durante a campanha do Agosto Dourado, mês que incentiva a amamentação.

A abertura ocorre na terça-feira (1º/8), às 14h30, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bom Retiro, na rua Otávio Rosa Filho. Além do mamaço, a programação inclui apresentação musical, depoimento de usuários, orientações jurídicas sobre licença maternidade e direitos trabalhistas, pintura de barriga em gestantes, drenagem linfática e exposição dos cartazes elaborados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família.

O mamaço é um ato feito no mundo todo como forma de promover a amamentação, quando mães amamentam seus bebês em um mesmo lugar e compartilham informações.

“As ações de promoção e incentivo à amamentação são de fundamental importância para levar conhecimento não somente às mães mas para toda a sua rede de apoio, pais, familiares, empregadores. Essa rede de apoio é essencial para que a amamentação aconteça e, sem dúvida, os profissionais da saúde fazem parte da rede”, afirma Mariana Zorzetti Andrade, enfermeira e coordenadora da UBSF Bom Retiro.

O leite materno é considerado o alimento “padrão ouro” por oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê, até os seis meses de vida. O termo inspira a campanha nacional Agosto Dourado.

De acordo com a pediatra Fátima Mucha, além de ser um momento especial de afeto na relação entre mães e bebês, a amamentação é importante fonte de saúde e qualidade de vida.

“O leite materno contém cerca de 250 nutrientes que fortalecem os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarréias. Com a amamentação, reduzimos tanto a morbidade quanto a mortalidade infantil”, destaca a médica. A amamentação é recomendada como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses.

O tema da campanha deste ano é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. As ações são em parceria com a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno.