Joinville realiza ação nos shoppings neste sábado para vacinar contra a gripe

Publicada em 07/05/2024 às 09:09
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no sábado (11/5) uma ação de vacinação contra a gripe nos três shoppings da cidade. A vacina contra a influenza estará disponível para todo público, a partir de 6 meses de vida, das 13h às 19h, nos shoppings Mueller, Garten e Cidade das Flores.

Equipes da Secretaria da Saúde estarão ofertando o imunizante para a comunidade por ordem de chegada. No Garten Shopping, a ação será realizada na alameda de serviços, na entrada do estacionamento. No Shopping Cidade das Flores, a equipe estará em uma sala próxima da praça de alimentação. No Shopping Mueller, a imunização será no primeiro piso, próximo ao estacionamento.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade. A vacina não é aplicada em pessoas com sintomas gripais. Nestes casos, é necessário aguardar a melhora do quadro de saúde.

Joinville tem em estoque cerca de 70 mil doses do imunizante. A ampliação da vacinação segue a recomendação do Ministério da Saúde e considera o aumento no número de internações registradas em decorrência da gripe.

A vacinação contra a gripe iniciou em 21 de março e, desde então, 29,6% do público prioritário foi imunizado em Joinville. Com a ampliação da vacinação, além do grupo anteriormente previsto, qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode receber o imunizante.

Vacinas podem ser aplicada durante a semana

Durante a semana, em Joinville, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela. Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista.

Não é necessário agendamento prévio, a orientação é apenas chegar no mínimo meia hora antes do horário de fechamento das unidades. As informações sobre horário e endereço estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).