Joinville oferece capacitação gratuita para produtores rurais em diversas áreas

Publicada em 10/07/2023 às 08:36
Relacionado a: Unidade de Desenvolvimento Rural - SDE.UDR

Produtores e trabalhadores rurais de Joinville podem participar dos cursos gratuitos que fazem parte do programa “Cultivando o Saber”, realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), em parceria com o Sindicato Rural de Joinville, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (SENAR/SC).

A primeira edição da capacitação, no mês de julho, foi realizada na quinta-feira (6/7), na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba, e teve como tema central a emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Mensalmente, diferentes temas são ministrados, entre eles administração rural, apicultura, segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, conservação do solo, panificação, cultivo de hortaliças, boas práticas de manipulação de alimentos em agroindústrias, entre outros.

Recorrente na programação, o curso de emissão de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural atrai os agricultores e profissionais que realizam diferentes atividades no setor.

O curso é formatado em dois módulos. O primeiro, é mais didático e explica sobre mudanças do cenário agrícola em relação à migração da NF de papel para a eletrônica, como o produtor precisa se adaptar tecnologicamente, as necessidades de estrutura e logística.

Na segunda parte, os alunos entram na parte prática e aprendem a trabalhar no sistema e emitir o documento, utilizando um site de treinamento disponibilizado pelo Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

De acordo com a instrutora do Senar, Marinei Balbinot, embora o sistema de NF Eletrônica já tenha sido implantado em 2018, grande parte dos produtores rurais continua utilizando o modelo de notas fiscais de papel.

Inicialmente, a migração para o sistema eletrônico deveria ser concluído até o dia 1o de julho de 2023. No entanto, devido a dificuldades encontradas por agricultores em algumas regiões do Estado, o prazo foi prorrogado para o dia 1o de maio de 2024. Até lá, todos os produtores rurais deverão utilizar a nova ferramenta.

“O curso é fundamental e, apesar de ter apenas um dia de duração, é muito esclarecedor. Abordamos a questão da nota fiscal, a tributação que incide sobre ela e também a questão da aposentadoria especial. É bem didático e acessível e, mesmo os que têm facilidade com a internet, estão participando do curso”, afirma Marinei.

Agilidade e autonomia

Há três décadas na agricultura, Irene Braun, de Pirabeiraba, trabalha há cinco anos com o cultivo e beneficiamento de aipim.

Desde 2018, a família da produtora rural já adotou o sistema de Nota Fiscal Eletrônica e a tarefa administrativa é de responsabilidade do filho, que também trabalha no negócio da família. No entanto, para ter mais autonomia e agilidade no trabalho diário, a produtora rural também faz questão de aprender a operar o sistema e, para isso, participou do curso.

“Gosto de fazer as coisas antecipadas e certinhas, então agora vim fazer o curso para saber fazer sozinha”, conta a produtora.

Agenda de julho

Ainda no mês de julho, outros cursos gratuitos do Projeto Cultivando o Saber serão realizados pela Prefeitura de Joinville, em parceria com o Senar.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas telefone (47) 99250-8206. As aulas serão ministradas das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Confira a agenda:

Inseminação Artificial em Bovinos
Data: 17, 18, 19 e 20 de julho (segunda, terça, quarta e quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral (Estrada Alvino Souza do Nascimento, 4520 – Ribeirão do Cubatão)

Cultivo de Plantas Medicinais
Data: 14 e 17 de julho (sexta e segunda-feira)
Local: Sala de Cursos da Unidade de Desenvolvimento Rural (Rodovia SC 418, 271 – Pirabeiraba)

Boas Práticas de Manipulação de Alimento sem Agroindústrias
Data: 18 e 19 de julho (terça e quarta -feira)
Local: Sala de Cursos da Unidade de Desenvolvimento Rural 25 de Julho (Rodovia SC 418, 271 – Pirabeiraba)

Oleicultura Básica
Data: 31 de julho e 1o de agosto (segunda e terça-feira)