Viver com satisfação, segurança e equilíbrio foram alguns dos atributos que garantiram a Joinville o título de Cidade Mais Feliz do Brasil em 2025, conforme pesquisa divulgada pela Revista Bula.
Para a prefeita em exercício Rejane Gambin, a conquista é fruto de um esforço coletivo, do Poder Público, das entidades e, principalmente, das pessoas que fazem de Joinville um lugar cada vez melhor para se viver.
“Seguimos juntos, construindo uma cidade onde a felicidade se transforma em qualidade de vida”, afirma Rejane.
De acordo com a publicação, o destaque é resultado de pesquisa baseada em uma metodologia analítica que combina dados objetivos com variáveis subjetivas de bem-estar.
O estudo, que aponta as 50 cidades brasileiras mais felizes, é inspirado no modelo do World Happiness Report (WHR), publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre os aspectos que contribuíram para levar Joinville ao topo do ranking, estão a alta qualidade de vida, infraestrutura urbana eficiente, desenvolvimento humano e econômico, apoio social e confiança comunitária, liberdade para fazer escolhas de vida, cultura e educação de excelência.
Cruzamento de dados
Para eleger as 50 cidades mais felizes do Brasil, o estudo busca dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Atlas Brasil, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Ministério da Saúde e de pesquisas de opinião como a Consulta de Bem-Estar Municipal (CBEM).
Também foram analisados indicadores do Índice de Progresso Social Brasil (IPS), do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Connected Smart Cities e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Além disso, qualidade da saúde pública, desempenho educacional, segurança, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana, participação cívica e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, completaram o conjunto de aspectos avaliados.
O top cinco das Cidades Brasileiras Mais Felizes em 2025 é composto por Joinville, seguido de São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Gavião Peixoto (SP), Maringá (PR), Vinhedo (SP) e Campinas (SP).
A publicação original pode ser conferida no site da Revista Bula.