Joinville inicia a vacinação contra a gripe na quinta-feira

Publicada em 20/03/2024 às 10:15
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na quinta-feira (21/3), a Prefeitura de Joinville começa a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). O município recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 21 mil doses do imunizante.

Por conta do aumento de casos de doenças respiratórias, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, que normalmente era realizada em abril e maio. A imunização contra a Influenza previne casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A vacinação será realizada apenas para os grupos prioritários, que são mais propensos à evolução e gravidade dos casos.

Grupo prioritário

Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Onde se vacinar

A vacina contra a Influenza pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto nas unidades do João Costa, Comasa e Jativoca. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no (bit.ly/UBSFJoinville). Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, Cartão Nacional de Saúde e comprovante que integra um dos grupos prioritários. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.