Joinville está entre as 10 Cidades Amigas do 5G no Brasil

Publicada em 09/11/2022 às 09:33
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Joinville ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G. O ranking “Cidades Amigas do 5G” foi realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, e foi divulgado pelo Governo Federal.

Para chegar ao ranking, os pesquisadores levaram em conta critérios como autorização para instalação em até 60 dias, prazo de validade da licença não inferior a dez anos, solicitações que podem ser feitas em um único órgão na Prefeitura, processos e documentação claramente definidos, além de valores das taxas de licenciamento razoáveis.

“A própria pesquisa mostrou que Joinville tem um trâmite único, que entra pela Secretaria de Meio Ambiente. Esse ambiente regulatório já está pronto na nossa cidade. Nós acompanhamos essa preparação da rede em Joinville, temos ações para que a cidade esteja pronta do ponto de vista técnico para as operadoras começarem a operar o serviço”, explica Fernando Bade, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O levantamento “Cidades Amigas do 5G”, destaca, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, as que oferecem ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações como antenas e fibra óptica.

Desde o início do ano, Joinville está preparada para a Internet 5G

O prefeito de Joinville Adriano Silva sancionou em abril deste ano a Lei Complementar 600, que regulamenta a implantação da tecnologia 5G em Joinville e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação.

Com a aprovação dessa legislação, Joinville está pronta para receber investimentos de tecnologia 5G. Por determinação do Governo Federal, a tecnologia 5G será implantada primeiro nas capitais brasileiras. Mas Joinville foi uma das primeiras cidades do Brasil a ter este ambiente pronto para a instalação da tecnologia.

A partir da implantação do 5G vai ser possível implantar a Internet das coisas e o modelo de Indústria 4.0 em Joinville. O 5G não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados.