Joinville entre as 25 cidades brasileiras com maior PIB e com avanços em desenvolvimento

Publicada em 23/12/2022 às 11:58
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Para Joinville, o ano de 2022 termina coroado por importantes reconhecimentos que ilustram o comprometimento do município com a excelência em desenvolvimento, inovação e, sobretudo, com a qualidade de vida da população.

Em caráter inédito, Joinville entrou para o ranking das cidades mais ricas do país, ocupando a 25a posição entre os municípios com maior participação no Produto Interno Bruto Nacional (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram apresentados neste mês.

De acordo com o levantamento, o PIB de Joinville foi de R$ 36,4 bilhões, o que representa aumento de 5% em relação aos números de 2019.

Com o resultado, além de ser o único município catarinense no ranking dos 25 maiores PIBs nacionais, Joinville se mantém como a terceira maior economia do Sul do país, e ocupa a posição de liderança em Santa Catarina.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, Fernando Bade, a progressão é resultado do crescimento orgânico contínuo que a cidade vivencia há vários anos.

Ele explica que o surgimento de novas empresas, motivado por demandas de outras já existentes, alimenta um ecossistema empresarial que impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, essa engrenagem ajuda o processo de distribuição de renda que vem aumentando gradativamente e fomentando a produtividade.

“Estar entre os 25 maiores PIBs do Brasil é muito importante, haja vista a grande quantidade de municípios existentes no país, além do fato de Joinville não ser capital e concorrer com outras grandes cidades”, pontua Bade.

Joinville: a “Melhor Cidade do Brasil”

Também neste ano, um dos mais importantes reconhecimentos conquistados por Joinville, foi ter sido eleita a “Melhor Cidade do Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Editora Três e Austin Rating, instituição especializada em classificar riscos de crédito.

“Foi um ano de muito trabalho, no qual tivemos a essencial dedicação, o engajamento e a parceria de toda a nossa equipe, formada por um time qualificado e sempre pronto para agir. Em todas as áreas do governo municipal, fizemos importantes avanços e, como resultado, temos orgulho de viver em uma cidade cada vez melhor”, comemora o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Além de ocupar o topo do ranking entre as cidades de grande porte, Joinville também foi a primeira colocada geral na pesquisa que considerou 5.565 municípios brasileiros, nas categorias Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

O olhar voltado para as pessoas e a cultura; a vocação empreendedora do município, com destaque para os projetos O Farol e Espaço do Empreendedor; a gestão da pandemia com a criação do Gabinete de Crise e dos Comitês Estratégicos, bem como a implantação da Central de Imunização e do sistema de agendamento online; foram algumas das iniciativas que contribuíram para o reconhecimento nacional.

Inovação tecnológica

No mesmo ritmo em que cresce economicamente, Joinville investe em inovação e se prepara tecnologicamente para acompanhar o desenvolvimento de setores como indústria e serviços.

Recentemente, Joinville ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G. O ranking “Cidades Amigas do 5G” foi realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, e foi divulgado pelo Governo Federal.

Para chegar ao ranking, os pesquisadores levaram em conta critérios como autorização para instalação em até 60 dias, prazo de validade da licença não inferior a dez anos, solicitações que podem ser feitas em um único órgão na Prefeitura, processos e documentação claramente definidos, além de valores das taxas de licenciamento razoáveis. Com a sanção da Lei Complementar 600, Joinville está pronta para receber investimentos em tecnologia 5G.

Educação premiada

Joinville foi uma das cidades que recebeu o título de Prefeito Inovador 2022. A seleção levou em consideração fatores como a utilização da tecnologia na gestão pública com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida do morador, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico.

O projeto que levou Joinville a receber o título foi o lançamento do Programa Somos Digitais, que marcou o ápice das ações realizadas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, para equipar as escolas, os professores e os alunos com a visão, os recursos e as habilidades que são necessários para o uso efetivo da tecnologia na Educação.

Incentivo à economia

Como um dos agentes responsáveis pelo crescimento do PIB de Joinville, o microempreendedor também tem espaço e apoio garantidos pelo município. No início deste mês, o Espaço do Empreendedor foi premiado com o troféu Selo de Referência em Atendimento Sebrae Nacional, na categoria Bronze, tendo atingido 85 de 100 pontos na avaliação do Sebrae.

De acordo com o secretário Fernando Bade, a logística, eixo que compõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), é um dos serviços considerados exponenciais e que deve contribuir para o crescimento contínuo do PIB de Joinville.

“Estamos acirrando a concorrência já que Joinville tem mais áreas que poderão manter o nosso crescimento orgânico nos próximos anos”, prevê Bade.