Joinville é destaque em premiações nacionais

Publicada em 26/11/2021 às 10:57
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Joinville conquistou a terceira posição na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria “Cidades acima de 500 mil habitantes”. O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. Joinville ficou atrás apenas de dois municípios do estado de São Paulo: Sorocaba (primeiro lugar) e São José dos Campos (segundo lugar).

A avaliação é feita por meio de algoritmos que verificam 41 indicadores divididos em pilares de Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Ordem Pública. Após a avaliação, é gerado uma única nota que será a pontuação do município. O objetivo é fomentar e incentivar a prática da gestão pública eficiente.

Acesso à saúde

Outra certificação importante divulgada recentemente é o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Foram avaliados 411 municípios brasileiros que possuem população acima de 80 mil habitantes.

No ranking geral, Joinville subiu 20 posições se comparado com a edição do ano passado, ocupando agora o 26º lugar. Colaboraram para essa escalada índices como saúde (subiu 29 posições), qualidade da saúde (avançou 32 posições) e funcionamento da máquina pública (subiu 17 posições).

No eixo acesso à saúde, Joinville ocupa a segunda colocação. Segundo o relatório, o município apresenta ótimo resultado em cobertura vacinal (12ª colocação), além de melhoria significativa em cobertura de atenção básica e atendimento pré-natal.

“Este bom desempenho de Joinville mostra que o investimento de mais de 40% do orçamento da Prefeitura em saúde tem gerado bons resultados lá na ponta, no atendimento da população”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Outros quesitos onde a cidade avançou foram inserção econômica (subiu 22 posições), segurança e capital humano que avançaram quatro posições cada uma delas.