Joinville é anunciada como cidade-sede dos Jogos Universitários Brasileiros 2023

Publicada em 17/11/2022 às 12:03
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nesta quinta-feira (17), a Confederação Brasileira de Desporto Universitário anunciou Joinville como cidade-sede da próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2023), que serão disputados em outubro do próximo ano.

O resultado da visita de avaliação de Joinville foi divulgado em cerimônia realizada na sede da Prefeitura, com a participação do diretor de Esportes e Eventos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Alessandro Gomes.

Segundo Gomes, a escolha de uma cidade-sede envolve a soma de aspectos esportivos e estruturais, perfil que Joinville encaixou-se com perfeição.

“A expectativa é de um grande evento esportivo em Joinville. Estarão aqui, durante 15 dias, atletas universitários dos 27 Estados do Brasil. Serão disputadas dezenas de modalidades esportivas, com cerca de cinco mil participantes. O impacto econômico na cidade será significativo, com investimentos diretos em torno de R$ 10 milhões”, explica o diretor.

André Mattos, secretário de Esportes de Joinville, informa que serão 11 meses de muito trabalho para que a edição número 70 do JUBS seja um grande sucesso.

“Em números absolutos, o JUBS equivale a sediarmos os Jogos Pan-Americanos. Mas, além do grande impacto econômico e turístico, também é uma estratégia de fomento ao desporto universitário local. Nossos atletas, acostumados a viajar para competir, vão poder competir em casa. Tenho certeza que seremos bem representados pelos atletas da cidade-sede”, afirma o secretário.

Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Silva foi presenteado com uma camisa verde e amarela da Confederação Brasileira de Desporto Universitário. Para o prefeito, a escolha de Joinville como cidade-sede do JUBS 2023 consolida o trabalho que a Sesporte tem feito desde o ano passado, trazendo grandes eventos esportivos para a cidade, como o Circuito Nacional de Badminton, os Campeonatos Brasileiros de Tênis de Mesa e de Karatê.

“Com o JUBS, consolidamos Joinville dentro dos mapas das grandes sedes para esportes. Faremos um belíssimo evento que ficará para a nossa história. As crianças que estão iniciando no esporte poderão ver nesses atletas o seu futuro, terão como meta serem atletas desse porte”, destaca o prefeito.