Joinville conquista o Selo Nível Bronze do Connected Smart Cities

Publicada em 06/09/2023 às 16:28
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Nesta semana, a Prefeitura de Joinville recebeu o Selo Nível Bronze do Connected Smart Cities. A cerimônia de apresentação dos resultados do Ranking Connected Smart Cities 2023, que visa incentivar e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes, ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, participou da nona edição do Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), em São Paulo, acompanhado de gestores da Prefeitura de Joinville.

“Esse selo é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo feito nesta gestão para que o setor público acompanhe o mesmo nível de desenvolvimento tecnológico que o ecossistema empresarial de Joinville já apresenta, tornando nossa cidade uma referência para empreendedores de todo o Brasil”, afirma o secretário.

Outro destaque de Joinville no Ranking Connected Smart Cities 2023 foi a quinta colocação no eixo Mobilidade. No evento em São Paulo, Marcel apresentou as inovações tecnológicas que estão sendo aplicadas na gestão da mobilidade no município.

“Entre as práticas que nos garantiram essa quinta colocação, no Brasil, está a utilização do software de simulação de tráfego SUMO, desenvolvido pela Agência Aeroespacial Alemã (RDL). Somos os maiores aplicadores de estudos usando essa tecnologia na América Latina. Também apresentei, no evento, nosso uso da telemetria integral no transporte coletivo e a utilização do OCR das câmeras para contagem e controle de tráfego, entre outras ações”, informa Marcel.

O Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades. O estudo é elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.