Joinville confirma segundo óbito por dengue de 2023

Publicada em 04/04/2023 às 19:24
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na tarde de terça-feira (4/4), a Secretaria da Saúde confirmou o segundo óbito em decorrência de dengue registrado em Joinville neste ano. Trata-se de uma mulher, de 54 anos, moradora do bairro Iririú. O óbito foi registrado em uma unidade hospitalar da rede pública no dia 3 de abril.

Após investigação epidemiológica, com realização de exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), foi possível confirmar que o óbito foi decorrente de complicações causadas pela dengue.

Desde 1º de janeiro deste ano, 2,8 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Em 2022, Joinville registrou 21,3 mil casos de dengue e 19 óbitos. Por meio das ações de acompanhamento e monitoramento permanentes realizadas pelos servidores da Vigilância Ambiental, mais de 16,4 mil focos do mosquito foram identificados e eliminados.

Vigilância Ambiental

A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando as ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, aplicação de fumacê, monitoramento de armadilhas, orientações e aplicação de larvicida.

Mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.

Central de Atendimento da Dengue

Na terça-feira (28/3), entrou em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista.

O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso necessário, o horário poderá ser ampliado.

Os sintomas mais comuns são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

A Central de Atendimento da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Joinville, com apoio da UniSociesc, Tupy S/A e 62º Batalhão de Infantaria.

Pacientes que apresentam sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).

Ação educativa nas escolas

No último fim de semana os alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville receberam como tarefa o checklist “10 minutos contra a dengue”, uma lista com medidas efetivas para eliminar os focos do mosquito nas residências. Ao todo, foram mais de 120 mil alunos envolvidos.

Mutirão

No sábado, 1º de abril, foi realizado o mutirão Joinville Contra a Dengue. A ação teve como foco eliminar os lugares com água parada. Mais de 600 voluntários participaram da ação, que impactou diretamente 6 mil residências, recolhendo mais de 80 toneladas de resíduos.