Joinville confirma quarto óbito por dengue de 2023

Publicada em 10/04/2023 às 16:41
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta segunda-feira (10/4), a Secretaria da Saúde confirmou o quarto óbito em decorrência de dengue registrado em Joinville neste ano. Trata-se de um homem, de 78 anos, com comorbidades, morador do bairro Floresta. O óbito foi registrado em uma unidade hospitalar da rede pública, em 5 de abril.

Após investigação epidemiológica, com realização de exame junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), foi possível confirmar que o óbito foi decorrente de complicações causadas pela dengue.

Desde 1º de janeiro de 2023, 3,3 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências. Os bairros com mais casos confirmados são: Comasa, Jardim Paraíso, Bom Retiro, Nova Brasília e Floresta.

Vigilância Ambiental

A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando as ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, aplicação de fumacê, monitoramento de armadilhas, orientações e aplicação de larvicida.

Mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.

Central de Atendimento da Dengue

Está em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista.

O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os sintomas mais comuns são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

A Central de Atendimento da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Joinville, com apoio da UniSociesc, Tupy S/A e 62º Batalhão de Infantaria.

Pacientes que apresentam sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).

Mutirão

No dia 1º de abril, foi realizado o Mutirão Joinville Contra a Dengue. A ação teve como foco eliminar os lugares com água parada nas residências. Mais de 600 voluntários participaram da ação, que impactou diretamente 6 mil localidades, recolhendo mais de 80 toneladas de resíduos.

Também foi desenvolvida a ação “10 minutos contra a dengue”, com alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville. Eles receberam um checklist com uma lista de medidas efetivas para eliminar os focos do mosquito nas residências. Ao todo, foram mais de 120 mil alunos envolvidos.