Joinville confirma primeiro caso de Varíola do Macaco

Publicada em 25/07/2022 às 08:38
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Vigilância Epidemiológica - SES.UVS.VEP

Neste sábado (23/7), a Prefeitura de Joinville recebeu a confirmação do primeiro caso de Varíola do Macaco na cidade. Trata-se de um homem, de 29 anos, morador da Zona Norte, que teve contato com uma pessoa confirmada para a doença no estado de São Paulo há aproximadamente duas semanas.

O paciente contaminado recebeu atendimento em uma Unidade de Pronto-atendimento, onde coletou exames. Atualmente, segue monitorado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Joinville em estado estável, cumprindo isolamento domiciliar.

Varíola do Macaco

A Varíola do Macaco é transmitida pelo vírus monkeypox e é considerada uma zoonose viral. Os sintomas são semelhantes aos da varíola, embora clinicamente menos graves.

Os principais sintomas incluem febre, linfonodos inchados, dores musculares e fraqueza profunda, acompanhados por bolhas (pústulas) que se manifestam de forma aguda e inexplicável.

Na maioria dos casos, o período de manifestação da doença é de 6 a 13 dias após o contato com alguém confirmado para a doença. A transmissão ocorre mediante contato físico próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.