Joinville confirma décimo sexto óbito por dengue em 2023

Publicada em 25/05/2023 às 17:34
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria da Saúde confirmou mais um óbito em decorrência de dengue em Joinville. Desde janeiro de 2023, foram registradas 16 mortes por este motivo na cidade.

O óbito foi de um homem, de 73 anos, com comorbidades, morador do bairro Boa Vista, que faleceu em um hospital da rede pública em 7 de maio.

Neste ano, 10,1 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros, Comasa, Jardim Paraíso e Paranaguamirim registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site joinville.sc.gov.br/dengue, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.