Joinville começa a vacinar público-alvo contra a gripe

Publicada em 10/04/2023 às 18:18
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, começou a campanha de vacinação da Influenza 2023, nesta segunda-feira (10/4).

Logo no primeiro dia de campanha, Ana Maria Ayres de Souza, de 71 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde da Família do Bucarein receber a proteção. “Acho bom tomar logo. Todo ano eu tomo a vacina contra a gripe, nunca tive reação e não tive mais gripe também, acho excelente”, diz a dona de casa.

Quem também foi se proteger contra a gripe no primeiro dia de imunização foi Valdemar Moraes, de 77 anos, que estava acompanhado da esposa. “É muito bom, eu tomo essa vacina todo ano. Hoje em dia, se tenho gripe, é bem leve. Antes de eu tomar a vacina, era forte, derrubava a gente. Eu não perco tempo, toda vida tomo logo no primeiro dia”, conta o aposentado.

A vacina da influenza protege contra três tipos de gripe e tem proteção alta. “Quanto mais vacinada a população estiver, menor é o risco de adoecer e transmitir a doença”, explica a diretora executiva da Secretaria da Saúde, Fabiana Almeida.

É preciso apresentar a Carteira de Vacinação e documento oficial com foto, além de comprovante da profissão exercida para aqueles casos em que o trabalhador faz parte do público-alvo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção das UBSFs Jativoca e Rio Bonito, e a Sala Central de Imunização estão oferecendo o imunizante.

As UBSFs funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br. A Sala Central de Imunização funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.

Grupos contemplados:

– Crianças de 6 meses até 5 anos
– Gestantes
– Puérperas
– Povos indígenas
– Trabalhadores da saúde
– Idosos com 60 anos ou mais
– Professores das escolas públicas e privadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Pessoas com deficiência permanente
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas
– Caminhoneiros