Joinville Cidade em Dados 2021 está disponível para leitura e download

Publicada em 21/12/2021 às 17:30
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Está disponível para leitura e download o Joinville Cidade em Dados 2021. O caderno contém informações históricas, econômicas, sociais e políticas do município.

A publicação está dividida em cinco capítulos, que tratam sobre os temas Gestão Institucional, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Ambiente Natural e Ambiente Construído. Os dados usados para a elaboração da última edição do Joinville Cidade em Dados são de 2020.

No caderno sobre Ambiente Construído, são encontradas informações sobre o território, extensão, ocupação, planejamento, habitação, infraestrutura e patrimônio. Joinville tem 1.826.137 metros de vias, 63,8% delas pavimentadas.

No capítulo sobre o Desenvolvimento Econômico, Joinville aparece como a sétima cidade do país com o maior saldo de novos empregos em 2020 – a melhor colocada na Região Sul. Foram 6.157 novas vagas.

No tema Desenvolvimento Social, Joinville se classifica com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,809, numa pontuação que vai até 1, o que a classifica com desenvolvimento humano muito alto.

Entre as informações presentes no caderno Ambiente Natural, estão dados sobre o clima de Joinville, que é do tipo úmido a superúmido, mesotérmico, com curtos períodos de estiagem. A umidade relativa média anual do ar é de 76,04%.

No capítulo sobre a Gestão Institucional, há informações sobre a história, símbolos e a administração. Relaciona-se a fundação oficial da cidade de Joinville, antiga Colônia Dona Francisca, com a chegada da primeira leva de imigrantes europeus em 9 de março de 1851. No entanto, há cerca de 6 mil anos, grupos de caçadores-coletores ocuparam a região.

Este ano, o Cidade em Dados recebeu uma nova diagramação, o que proporcionou que as informações contidas no material sejam compreendidas mais facilmente pelos leitores.

Maior PIB de Santa Catarina

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Joinville tem o maior PIB de Santa Catarina. A cidade teve alta de 12,1% e atingiu R$ 34,5 bilhões ou 10,7% do PIB catarinense.

Na lista dos 100 municípios brasileiros com os maiores PIBs em 2019, Joinville ocupa a 26º colocação.