Joinville avança Plano de Contingência para o Alerta Laranja devido ao volume de chuva

Publicada em 16/04/2024 às 08:32
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A chuva forte e persistente que atinge Joinville na noite desta segunda-feira (15) causou pontos de alagamento, deslizamentos de terra e quedas de muro. Por esse motivo, a Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência para o Alerta Laranja.

Isso significa que há ocorrências sendo registradas no município e que além da Defesa Civil e demais forças de segurança e salvamento, outras secretarias da Prefeitura de Joinville estão em prontidão para o atendimento de ocorrências, caso seja necessário.

Segundo a Defesa Civil de Joinville, nas últimas 3 horas, o acumulado de chuva foi de 74 milímetros. Com isso, os agentes foram chamados para o atendimento de três quedas de muro e dois deslizamentos de terra. As ocorrências são nos bairros João Costa, São Marcos, Iririú, Bom Retiro e Jardim Iririú. Esses locais passarão por vistoria da equipe técnica.

Já os pontos de alagamento foram registrados Centro, América, Anita Garibaldi, Bucarein, Aventureiro e Fátima.

O risco se mantém para situações de deslizamento. Por isso, deve-se prestar atenção em caso de movimentação de terra, rachadura em muro e inclinação de árvores. O alerta é principalmente para pessoas que moram próximo de morros e encostas.

Em caso de alagamento, a orientação é evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões em função da correnteza, que tende a aumentar.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.