Ao todo, 2.769 vacinas foram aplicadas neste sábado (18/10) em Joinville, no Dia D da Multivacinação. Na data que marca a campanha nacional de atualização dos imunizantes, com foco principalmente em crianças e adolescentes, a cidade abriu todas as 51 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para atendimento ao público.
Camila Helena Hoepers, mãe da pequena Alice, de sete meses, aproveitou a oportunidade para atualizar as vacinas da filha. “Eu vim hoje porque de segunda a sexta é muito corrido e agora viemos com mais tempo e tranquilidade. Isso é importante porque a vacina salva vidas”, diz a mãe.
Quem também já entende a importância da vacinação é Ana Clara Gaia Branches, de 10 anos, que atualizou a caderneta neste Dia D. A mãe dela, Aline Gaia, conta que as duas foram à UBSF Bucarein após a escola avisar sobre duas vacinas que estavam em atraso na caderneta.
“Hoje estamos até percebendo que algumas doenças antigas estão voltando. Então, a vacinação é importantíssima e o papel da escola foi fundamental”, destaca Aline. Mesmo com um pouquinho de medo, Ana encarou a agulha e agora está mais bem protegida contra a gripe e a dengue.
Aliás, essas duas vacinas foram as mais aplicadas neste Dia D de Multivacinação. No total, foram 760 aplicações da vacina contra a gripe e 330 contra a dengue. Também se destaca a vacina DT, contra difteria e tétano, aplicada em 253 pessoas.
Vacinação continua disponível nas UBSFs
A diretora de Políticas de Saúde de Joinville, Aline Berkenbrock, explica que, entre as campanhas reforçadas durante este mês, estão a vacinação contra o HPV, com foco em adolescentes, e contra o sarampo, já que houve registro de novos casos no Brasil recentemente.
“A vacina contra o HPV ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero e a vacina contra o sarampo, sabendo que é uma doença que tivemos casos no Brasil, precisa ser reforçada e intensificada”, salienta a diretora.
Até o final deste ano, a vacina do HPV, normalmente disponível para o público dos 9 aos 14 anos, também pode ser aplicada em pessoas até os 19 anos.
Já a vacina contra o sarampo está disponível para toda a população entre 12 meses e 59 anos, com foco em trabalhadores de portos, aeroportos e rodoviárias; trabalhadores da área de hotelaria e turismo; trabalhadores da indústria; motoristas de táxi e de aplicativo; e trabalhadores da área da saúde.
“A vacinação é uma das principais formas de prevenção de doenças. Foi por meio dela que doenças como a poliomielite foram erradicadas, assim como o próprio sarampo, que anteriormente havia sido erradicado. Então, é muito importante que a pessoa atualize as suas vacinas e esteja protegida”, ressalta Aline.
A campanha de multivacinação segue até o fim deste mês, mas quem deseja atualizar o calendário vacinal pode procurar a UBSF mais perto da sua casa a qualquer momento, levando documento oficial com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.