Joinville anuncia mudanças na imunização contra a Covid-19

Publicada em 11/03/2022 às 14:08
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A partir da próxima segunda-feira (14/3), a Prefeitura de Joinville realiza mudanças na estratégia de imunização, com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina contra a Covid-19.

“Vamos continuar oferecendo a vacina em livre demanda, porém ampliando os locais de atendimento para que as pessoas tenham acesso facilitado ao imunizante”, explica Jean Rodrigues da Silva, secretário da saúde de Joinville.

Durante o final de semana, o atendimento continuará unificado no Centreventos, das 8h às 13h, por meio da ação “Família Protegida”, possibilitando a vacinação de todas as pessoas com 5 anos ou mais.

Crianças de 5 a 11 anos

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos passará a ser realizada exclusivamente na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen, sem a necessidade de agendamento, para a primeira ou a segunda dose.

“Nas últimas semanas, nós viabilizamos a vacinação de crianças no Centreventos e percebemos que os pais aprovaram esta opção. Por este motivo, estamos migrando a vacinação das crianças para a Central de Imunização”, relata o secretário.

A Unidade Básica de Saúde da Família Bucarein, que abrigava a Central de Imunização Infantil, volta a oferecer seus atendimentos habituais, deixando de vacinar crianças contra a Covid-19.

– Central de Imunização do Centreventos: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 / sábado e domingo, das 8h às 13h.

Pessoas acima de 12 anos

A aplicação do imunizante em pessoas com 12 anos ou mais continua sendo realizada na Central de Imunização do Centreventos, mas também passa a ser oferecida em todas as regiões da cidade, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção das unidades Jativoca e Morro do Amaral.

“Este é um movimento natural, para que a população possa receber o imunizante nas Unidades Básicas mais próximas de suas residências ou locais de trabalho. Dessa forma, descentralizamos o atendimento e universalizamos o acesso”, afirma Jean.

Podem receber o imunizante as pessoas com 12 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose, as que estão com a aplicação da segunda dose agendada para o período e aquelas que estão com a segunda aplicação atrasada.

Também está disponível a dose de reforço para todas as pessoas com mais de 18 anos que tiveram a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer aplicadas há mais de 4 meses ou a dose única da Janssen há mais de 2 meses.

– UBSFs (com exceção de Jativoca e Morro do Amaral): de segunda a sexta-feira, confira a lista completa e os horários no site da Prefeitura de Joinville.