Joinville amplia pavimentação de ruas da área urbana com programa comunitário

Publicada em 04/07/2023 às 14:52
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Em execução há cerca de um ano, o novo modelo do Programa de Pavimentação Comunitária realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), transformou 26 ruas da área urbana.

Além das obras concluídas, atualmente 9 ruas estão com trabalhos em andamento, incluindo serviços de drenagem, estruturação viária e pavimentação em paver; outras sete encontram-se na programação da Seinfra. Além dessas, 39 ruas estão em processo de análise.

Elenice Novak de Oliveira que mora na rua Antenor Douat Baptista, no bairro Adhemar Garcia, foi uma das moradoras que viu a realidade mudar depois de 20 anos. Segundo a moradora, o interesse pelo programa surgiu no ano passado, após observarem as melhorias realizadas em uma outra rua próxima, também pavimentada por meio da parceria entre Prefeitura e comunidade.

“Os moradores das duas primeiras quadras da nossa rua aderiram por unanimidade. Lá pelo mês de maio começamos a conhecer o processo, buscamos as assinaturas dos vizinhos e todos prontamente aceitaram. Cerca de quatro meses depois a pavimentação em paver estava concluída”, conta Elenice.

“Hoje tudo melhorou. Valorizou o nosso imóvel e o aspecto da rua é muito melhor”, comemora Marília Lima do Nascimento, que é vizinha de Elenice.

Atualmente, a Seinfra se prepara para iniciar as obras de drenagem nas três quadras restantes da rua Antenor Douat Baptista, que compreende o trecho entre as ruas Cidade de Ourinhos e Cidade de Barretos. Os moradores também aderiram ao Programa de Pavimentação Comunitária.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá, além de mais agilidade nas obras de pavimentação, o programa garante segurança à comunidade em todas as etapas do processo.

“O principal ponto que introduzimos no Programa de Pavimentação Comunitária foi a segurança ao joinvilense. Hoje, temos contratos, projetos, detalhamento jurídico, a população recebe informações completas sobre o processo e toda a documentação”, afirma o secretário.

Como aderir

O ponto de partida para a inclusão de uma rua no Programa de Pavimentação Comunitária é a adesão de 100% dos moradores de uma ou mais quadras.

Em relação aos custos, a Prefeitura de Joinville arca com 70% do investimento, no que se refere à execução da drenagem, reforço de bordo, sub-base e sinalização.

Os meios-fios pré-moldados de concreto, as bocas de lobo e a pavimentação, são realizadas pelas empresas credenciadas à Prefeitura, por meio de processo público, mas que são contratadas para a execução do trabalho, pelos próprios munícipes que dividem os outros 30% investidos na obra.

Pessoas físicas e jurídicas podem aderir ao Programa. Para tanto, é preciso preencher a tabela de informações e pré-adesão, que deve ser retirada na Unidade Regional de Obras de abrangência do território, por um representante da via onde há interesse que seja pavimentada. Depois de preenchida, é necessário retornar a tabela à Unidade que será encaminhada para análise. O processo também está disponível no link.

“Nossas Unidades Regionais de Obras estão preparadas para atender à população. Os moradores devem se organizar em grupos, eleger um representante, depois se reúnem com a nossa equipe, fazem o cadastramento e o processo segue de forma prática”, explica o secretário Jorge Sá.

A relação das Unidades Regionais de Obras da Seinfra, com endereços e horários de atendimento, pode ser acessada no link.

Ruas com trechos contemplados no Programa de Pavimentação Comunitária

Rua Norberto Hochstein – Aventureiro (rua Dilma Virgilina até Maria Regina Kloch Russi)
Rua José Bartnikowsky – Nova Brasília (rua Willy Tilp até Dalvina Libânia Prochnow)
Rua Coronel Freitas – Itaum (rua Tatuí até Campo Erê)
Rua Campo Limpo Paulista – Itaum (rua Tatuapé até Coronel Freitas)
Rua Águas Cristalinas – Guanabara (rua Paulo Bernadino Braz até o final)]
Rua Professora Inge Moy – Aventureiro (rua Norberto Hochstein até Norwaldo Gonçalves)
Rua Santa Luiza – Aventureiro (rua Jaci Macedo Lobo até o final)
Rua André F. da Silva – Itaum (rua Petrópolis até o final)
Rua Vicente José Pereira – Brasília (rua Willy Tilp até o final)
Rua Altamira – Jardim Iririú (rua Nova esperança até Odilon Rocha Ferreira)
Rua Amadeu João Ferreira – Jarivatuba (rua Schroeder até a rua Jarivatuba)
Rua João Francisco Vieira – Aventureiro (rua Plínio Seiffert até a rua Oscar Fischer)
Rua Harold Maul – Aventureiro (rua Dilma Virgilina Garcia até a rua João Alvin Duarte)
Rua Antenor Douat Baptista – Adhemar Garcia (trecho 01 entre as ruas Cidade de Ourinhos até a rua Álvaro Maia)
Rua dos Advogados – Boehmerwald (a partir da rua dos Estudantes)
Rua Padre Valente Simeoni – Aventureiro (rua Santa Luzia até a rua Jacupiranga)
Rua Gerson Hofmann – Bom Retiro (rua José G. Rollin Filho até o final)
Rua Laura Tarter Soares – Saguaçu (rua Xanxerê até o final)
Rua Fernando Looth – Jardim Iririú (toda a extensão)
Servidão Otto Schulze – Iririú (toda a extensão)
Rua Jair Correa – Boehmerwald (rua Alvim Tim até o final)
Rua José Rafael Reinert – Nova Brasília (próximo à marginal da BR101 até trecho já pavimentado)
Rua Expedicionário Amandos Miers – Vila Nova (rua Intermédias até o final)
Rua Otto Albano Ganzenmüller – Vila Nova (rua XV de Novembro até o trecho já pavimentado)
Rua Professor Nelson Gastardi – Ulysses Guimarães (rua Álvaro Maia até a rua José Clara de Oliveira
Rua Abelardo Lopes da Silva – Fátima (rua Marechal Luz até o final)

Compartilhe

Skip to content