Joinville alcança melhor nota de sua história no Previne Brasil, do Ministério da Saúde

Publicada em 06/02/2023 às 17:59
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Joinville teve o melhor desempenho de sua história na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município alcançou a nota 6,94 no Indicador Sintético de Desempenho, que leva em conta sete indicadores da atenção primária. A avaliação é realizada a cada quatro meses e o último resultado engloba o terceiro quadrimestre de 2022. A nota anterior era 6,91.

Entre as maiores cidades de Santa Catarina, Joinville foi a melhor avaliada. “O Previne Brasil é o principal instrumento de avaliação do Ministério da Saúde para aferir a qualidade da atenção primária nos municípios. E a sua nota impacta diretamente na quantidade de recursos que são enviados para as cidades”, explica o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.

No terceiro quadrimestre de 2022, Joinville teve 36% de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas. A proporção de gestantes que fizeram exames para sífilis e HIV foi de 60%. O percentual das gestantes com atendimento odontológico ficou em 44%. E 23% das mulheres realizaram coleta de citopatológico.

A proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida ficou em 24% e 26% das pessoas com diabetes realizaram consulta e hemoglobina glicada no período.

No campo da saúde infantil, 77% das crianças de um ano de idade foram vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e poliomielite inativada.

Segundo o secretário de Saúde, no último quadrimestre, os destaques foram o acompanhamento dos pacientes crônicos com hipertensão e diabetes. “Esse processo, nas nossas Unidades Básicas de Saúde da Família, é fundamental para evitar o agravamento de algumas dessas condições crônicas e o surgimento de problemas como, por exemplo, infarto e AVC”, afirma Andrei.

Recentemente, a Prefeitura de Joinville implantou um sistema para acompanhamento de indicadores nas unidades de saúde da cidade. “Com isso, a nossa expectativa é que no próximo período avaliado, que é o primeiro quadrimestre deste ano, nós tenhamos um resultado ainda melhor”, diz o secretário de Saúde.