Joinville acumula 30 mm de chuva nas últimas 12 horas e Defesa Civil do município segue em alerta

Publicada em 09/10/2023 às 08:57
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Entre a manhã e o início da tarde deste sábado (7) a Defesa Civil de Joinville registrou a ocorrência de chuva, granizo e trovoadas na cidade. Nas últimas 12 horas, o acumulado foi de 30 mm.

Por hora, foram registrados alagamentos pontuais em vias, elevação no nível dos rios e seis ocorrências sem gravidade. A cidade segue em Alerta Laranja no Plano de Contingência (Plancon), especialmente pelo risco de deslizamentos e alagamentos.

No fim da manhã, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin estiveram na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança (Seprot), onde funciona a Central de Monitoramento da cidade.

No local, eles receberam a informação de que chuva deve persistir até o final do dia. No domingo, é esperado que o volume de precipitação aumente em todo estado, sendo esperados volumes esperados entre 70 e 80 mm.

Orientações

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.

A orientação para a população é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas atingidas. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido à correnteza que tende a aumentar.

Já os sinais que indicam risco de deslizamento são movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, rachaduras em paredes e no caso específico de morros, água com barro escorrendo.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.