Joinvilenses definem novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville

Publicada em 19/02/2024 às 10:07
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Unidade de Transportes - SEINFRA.UTP

Após um mês de votação, foi definido o novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville. Com pouco mais da metade dos cerca de 6,2 mil votos, a proposta escolhida é a de número três, que predomina a cor azul clara e com detalhes em cinza e azul escuro (3.225 votos).

A votação ocorreu de forma online, por meio do site da Prefeitura de Joinville. Além da opção vencedora, havia ainda um modelo com a cor base prata (1.764 votos) e outro na cor branca (1.303 votos). Todos consideravam a identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

O novo layout irá para as ruas quando o processo de licitação do transporte coletivo for finalizado. No momento, o edital está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O documento lista as mudanças que o vencedor da licitação deverá promover no transporte coletivo, que vão muito além da mudança da cor. A implantação do Simob propõe um aumento significativo no número de viagens, fazendo com que a quilometragem rodada passe de 1,2 milhão de quilômetros para 1,4 milhão de quilômetros por mês.

Estão previstas especificações nos veículos como ar-condicionado, wi-fi para acesso dos passageiros à internet, câmeras nas portas, sinalização de segurança, câmera de ré e sistema de comunicação para o motorista.

As imagens captadas pelo sistema de monitoramento, com câmeras na porta de entrada, na frente do veículo, no motorista e na área de passageiros serão transmitidas para a Central de Controle em tempo real.

Esta é a primeira vez em 50 anos que o transporte coletivo de Joinville passa por licitação. O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Tecnologia, Infraestrutura e Transparência. Todas as ações são voltadas para garantir melhorias que vão refletir em um serviço com qualidade e segurança ao usuário.