Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023 movimentam a economia de Joinville

Publicada em 03/10/2023 às 18:29
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023, que ocorrem de 8 a 21 de outubro, em Joinville, devem movimentar a economia da cidade com a presença de cerca de 5 mil pessoas que estarão diretamente envolvidas nos jogos, como atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio.

“A expectativa é que o impacto na economia seja de aproximadamente R$ 12 milhões. Parte desse impacto é de investimento direto da própria Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com alimentação e a própria hospedagem, mas muito também com a movimentação econômica que vai ocorrer em bares, restaurantes, baladas e outros serviços oferecidos”, detalha Caroline Antunes, secretária de Esportes de Joinville.

Ao todo, 320 instituições de ensino superior participam dos JUBs na cidade. Todas as 27 federações universitárias do país estão confirmadas no evento onde serão disputadas 21 modalidades.

O setor hoteleiro de Joinville é um dos segmentos que está aquecido com a hospedagem de aproximadamente 5 mil pessoas. De acordo com a CBDU, serão investidos mais de R$ 4 milhões apenas com esse serviço.

>> Confira as últimas notícias sobre os JUBs Joinville 2023

Rede hoteleira de Joinville recebe capacitação

As equipes de 22 hotéis de Joinville que vão hospedar os participantes receberam capacitação especial por meio do “Workshop Bem Receber JUBs – Estratégias de hospitalidade para grandes eventos”. O evento foi realizado pela CBDU, com apoio do Ministério do Esporte, da Prefeitura de Joinville e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

“Foi um evento muito positivo. Os hotéis se mostraram entusiasmados com as novas práticas de marketing de serviços e muito dispostos a realizar as ações apresentadas. Temos certeza de que será um JUBs marcante com todo apoio do trade turístico e Prefeitura de Joinville, através das secretarias de Cultura e Turismo e Esportes, em especial”, afirma o gerente de Logística da CBDU, Paulo Souza

Alta na ocupação

Durante o campeonato, o Bristol Sabrina Hotel vai hospedar 220 atletas, o que representa 95% da sua ocupação.

“O workshop foi um ótimo evento, agregou valor, trouxe conhecimento às equipes operacionais para entenderem como tudo vai funcionar. Foi muito produtivo”, avalia Deise Carvalho, gerente comercial do hotel.

“Foi incrível. Já começamos a viver esse momento. Chegou a hora de arregaçarmos as mangas e fazermos o JUBs acontecer em Joinville. Nossa equipe saiu super motivada. Foram muitas ideias, foi motivacional, colaborativo. Ficamos muito felizes em participar disso, principalmente por poder vender o nosso destino”, comemora Patrícia Tisser, gerente do hotel Blue Tree.

Além do selo de qualidade, que rotula o hotel como um equipamento preparado para receber grandes eventos esportivos, os hotéis que entregarem os melhores serviços terão a oportunidade de concorrer ao Prêmio Bem Receber JUBs Joinville 2023, que avalia qualidade dos serviços prestados no âmbito do atendimento, ambientação, hospitalidade ou outras categorias. O evento da premiação ocorre no dia 23 de outubro, após o encerramento dos jogos.