Ipreville fecha resultados de 2023 com equilíbrio atuarial

Publicada em 25/04/2024 às 18:27
Relacionado a: Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville - IPREVILLE

O Instituto de Previdência de Joinville (Ipreville) terminou o ano de 2023 com equilíbrio atuarial, o que significa que não será necessária nenhuma medida para a equalização de déficit. Os resultados foram apresentadas durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (25).

Durante o evento, foram apresentas informações gerais sobre o instituto e detalhados números e ações do Ipreville ao longo dos últimos anos. Em 2023, as receitas arrecadas pelo instituto somaram R$ 607.889.478,23, enquanto as despesas líquidas foram de R$ 412.012.170,28. Assim, o resultado previdenciário foi de R$ 195.877.307,95.

Os resultados foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Administrativo do Ipreville em março.

“O resultado atuarial não é uma sobra financeira, mas uma projeção. O fato de ser positivo demonstra que as ações adotadas pela gestão contribuíram para a sustentabilidade do regime previdenciário do município no futuro”, explica o presidente do Ipreville, Guilherme Casali.

O resultado positivo foi possível graças a uma série de ações de gestão, como a Reforma Previdenciária, ocorrida em 2021; a adequação das alíquotas de contribuição (segurado e patronal); a rentabilidade positiva dos investimentos realizados; e o repasse do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) dos beneficiários ao Ipreville.

Na audiência também foram apresentadas as medidas de controle interno, transparência, segurança e educação previdenciária adotadas pelo instituto. Também detalhados os resultados alcançados com investimentos de 2023, de acordos com a política de investimentos aprovada para o período.