Ipreville divulga resultado das eleições dos Conselhos Administrativo e Fiscal

Publicada em 27/04/2023 às 08:03
Relacionado a: Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville - IPREVILLE

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) divulgou, nesta quarta-feira (26), o resultado das eleições para os seus Conselhos Administrativo e Fiscal, Gestão 2023-2027. A nova composição dos conselhos tomará posse no dia 1º de agosto deste ano.

Para o Conselho Administrativo, vaga servidor ativo, foram eleitos Ivan Ferreira de Araújo (SED), com 619 votos, e Roberta Sellmer Pereira (SED), com 519 votos. Os suplentes são Sérgio Luiz Miers (SEFAZ), com 417 votos, e Viviane Czarnobay (SAS), com 395 votos.

No Conselho Administrativo, vaga servidor inativo, a eleita foi Ana Maria Dias da Costa, com 1.012 votos. A suplência ficou para Débora Cristine Leite Balsanelli, com 873 votos.

Para o Conselho Fiscal do Ipreville, foram eleitos Ketty Elizabeth Benkendorf (SEFAZ), com 1.659 votos, Neilson Rocha (SED), com 872 votos, e Samuel Luiz Bernardes Gomes (Detrans), com 432 votos. Os suplentes são Silvano Ribeiro (SES), com 368 votos, e Gerkes Sellos Rocha Júnior, com 142 votos.

As eleições ocorreram de 13 a 19 de abril, de forma 100% on-line, por meio do portal www.ipreville.sc.gov.br. Não houve impugnações ou recursos quanto ao processo eleitoral do Ipreville.

“Agradecemos a participação e o envolvimento de todos os servidores públicos nesse momento democrático da gestão do Ipreville. Mais que um preceito constitucional, é uma medida de transparência e compartilhamento de responsabilidades”, afirma Guilherme Casali, presidente do Ipreville.

É nos Conselhos do Ipreville que são estabelecidas e executadas as políticas de gestão do instituto.

O que faz o Conselho Administrativo

Estabelece as diretrizes da política de gestão do Ipreville, aprovando o orçamento público e o plano de aplicação financeira dos recursos, assim como as despesas realizadas pelo Instituto, este último, após a verificação do Conselho Fiscal. Tem ainda a responsabilidade de avaliar o estudo atuarial e deliberar sobre o parcelamento de débitos previdenciários e atuariais existentes.

Responsabilidades do Conselho Fiscal

Examina os documentos e balancetes contábeis do Instituto e emite um parecer a respeito, o qual é remetido ao Conselho Administrativo para aprovação. O Conselho Fiscal propõe ao Conselho Administrativo as medidas que julgar necessárias para a correta gestão dos recursos, pronunciando-se inclusive sobre despesas extraordinárias autorizadas pelo Conselho Administrativo.