Ipreville apresenta resultado da avaliação atuarial

Publicada em 02/03/2023 às 10:08
Relacionado a: Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville - IPREVILLE

Nesta quinta-feira (2), durante a reunião do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville), foi apresentado o resultado da Avaliação Atuarial 2023.

Esta avaliação é uma projeção financeira de longo prazo para projetar a renda futura do Ipreville e o saldo necessário para custear a aposentadoria dos servidores, considerando diversas variáveis ao decorrer de, pelo menos, 75 anos.

“A avaliação atuarial é sempre realizada por uma empresa especializada e com experiência na área, o que nos dá a segurança necessária para planejar os investimentos do instituto”, afirma Guilherme Casali, presidente do Ipreville.

A apresentação detalhou as estatísticas dos beneficiários, com dados consolidados de dezembro de 2022, quando o Ipreville registrou um total de 4,7 mil beneficiários, 257 a mais que no ano anterior. São 3,9 mil aposentados e 631 pensionistas, com idade média de 64 anos e benefício médio de R$5,9 mil.

Também foi apresentado o déficit atuarial, que é a diferença entre o valor que efetivamente é arrecadado com a projeção do que será necessário para o custeio dos benefícios no futuro. O valor do déficit atuarial apontado foi de R$973 milhões.

A nível de comparação, também foi feita a simulação do déficit atuarial caso a Reforma da Previdência não tivesse sido feita em 2021. Neste caso, o déficit iria se aproximar de R$3,2 bilhão.

Equalização do déficit

De acordo com a legislação que rege os Regimes Próprios de Previdência, quando um déficit é identificado, medidas para equalizar este valor projetado são necessárias. Desta forma, foi sugerida uma medida, que foi avaliada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo e que agora será encaminhada para análise da Prefeitura.

A sugestão apresentada pela empresa responsável por realizar o cálculo é que o valor deduzido do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas seja mantido integralmente no caixa do Ipreville. Atualmente, cerca de 70% deste valor já era utilizado para equalizar o déficit. A nova proposta considera que a totalidade deste recurso seja destinado para o Ipreville.