Investimento de R$ 7,5 milhões vai melhorar sistema de abastecimento de água no Jardim Sofia

Publicada em 08/05/2023 às 18:26
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Desde o início desse ano, a Companhia Águas de Joinville tem investido cerca de R$ 7,5 milhões no bairro Jardim Sofia, com objetivo de melhorar o sistema de abastecimento de água para cerca de 5,5 mil moradores. A implantação do Distrito de Medição e Controle garante o monitoramento já na entrada da área, o que resulta em agilidade na identificação e no reparo de vazamentos.

“Além disso, quando há necessidade de consertos, conseguimos interromper o abastecimento de água somente de uma região específica, reduzindo a área e a população atingida enquanto o reparo está sendo realizado”, explica Franciele dos Santos, coordenadora de Projetos de Expansão.

A obra iniciou em fevereiro deste ano. Ao todo, serão 31,3 km de redes novas e tubulação que leva a água da rua até a unidade consumidora, em material mais moderno e resistente em relação à tubulação convencional. A conclusão da obra está prevista para 2024.

O trabalho é executado nas calçadas e parte da obra será realizada pelo Método Não Destrutivo, que consiste em implantar a rede sem a necessidade de escavações de todo o trecho onde será instalada a tubulação. O método reduz significativamente o tempo de conclusão do serviço e evita transtornos com abertura de valas, recomposição de pavimento e interrupções no trânsito.

Outro bairro beneficiado com o Distrito de Medição é o Bucarein. Nessa região, a obra será finalizada neste semestre. Cerca de 15 mil moradores dos bairros Bucarein, Boa Vista e parte do Saguaçu serão contemplados.

A implantação dos dois distritos faz parte de um pacote de intervenções previstas no Plano Diretor de Água da Companhia, com foco na redução de perdas de água. As ações do plano têm por objetivo setorizar e reforçar o sistema de abastecimento, substituir infraestruturas e reduzir perdas, garantindo o fornecimento contínuo de água à população.