Inscrições abertas para seminário de capacitação da Vigilância Sanitária

Publicada em 13/07/2022 às 10:23
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário de Vigilância Sanitária. O evento, com organização da Secretaria da Saúde de Joinville, será realizado de 1º a 4 de agosto, no O Farol (rua Max Colin, 550, América) e tem como objetivo capacitar os trabalhadores de diversas áreas para que ofereçam o serviço de forma adequada para a população.

As palestras e workshops tem como públicos-alvo empreendedores artesanais de cosméticos e saneantes, proprietários de estabelecimentos de beleza e estética, estudantes, proprietários de Instituições de Longa Permanência (ILPI), veterinários, proprietários de indústria de alimentos, profissionais da área de alimentos, entre outros. As inscrições são realizadas individualmente para cada uma das palestras.

“A Vigilância Sanitária trabalha com prevenção de doenças evitáveis e promoção à saúde. Nosso principal foco é evitar que essas doenças aconteçam por contaminação, produtos não autorizados ou sem certificação. A importância deste seminário é orientar sobre o caminho correto para oferecer o melhor serviço, dentro das normas e assim ter o alvará sanitário de acordo com a legislação existente hoje no Brasil”, explica Fabiana Almeida, diretora de Políticas de Saúde, da Secretaria da Saúde de Joinville.

Confira a programação

– Atuação da Vigilância Sanitária no Mercado de Cosméticos
Dia 1º/8, às 14h
Esse evento vai abordar a regulamentação para fabricação dos produtos de cosméticos e orientar quem atua de maneira informal a regularizar a atividade.

– Atualização sobre normas que regem os procedimentos realizados em Salões de Beleza, Estúdios de tatuagem, Barbearias e Estética
Dia 2/8, às 14h
Os palestrantes vão abordar assuntos como produtos que podem ser utilizados nos procedimentos de beleza e estética; limpeza, desinfecção e esterilização de materiais; descarte de resíduos, biossegurança, entre outros.

– Seminário sobre Instituição de Longa Permanência de Idosos
Dia 3/8, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h (duas turmas)
Os profissionais vão apresentar um diagnóstico das ILPIs de Joinville e quais as principais irregularidades encontradas que impedem o licenciamento dessas instituições. O seminário também vai detalhar o Sistema Estadual de Informação de Risco e Benefício Potencial, além das legislações vigentes. Esse evento vai contar com a participação de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI) e do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SC).

– Orientações para registro de estabelecimentos e produtos de origem animal no Serviço de Inspeção Veterinária Municipal (SIV)
Dia 4/8, às 14h
No conteúdo, a legislação vigente, tipos de açougues, boas práticas de manipulação em açougues, qualidade da carne e orientações quanto ao registro dos produtos no SIV.

– Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação
Dia 4/8, às 16h
Os temas abordados serão manuseio adequado dos alimentos, legislação vigente, segurança alimentar e detalhes do Manual de Boas Práticas de Manipulação e Procedimentos Operacionais Padronizados.