Estão abertas as inscrições para a programação do Junho Verde 2025, ação da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), da Prefeitura de Joinville. As atividades celebram o mês em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, em 5 de junho.
As inscrições são online, podem ser feitas no link . As atividades serão realizadas de 2 de junho a 2 de julho. Na programação, workshops, capacitações e atividades de educação ambiental.
O objetivo do Junho Verde é promover debates e sensibilização em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. A programação é aberta a todos, profissionais das áreas de meio ambiente, servidores públicos, estudantes, acadêmicos de universidades e comunidade em geral.
Entre as atividades, haverá oficina de terrário e também workshops com temas como: plano de arborização urbana, normas para pequenas estações de tratamento de esgoto, Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas (SIMGeo) e suas ferramentas, Lei de incentivo à reciclagem, consumo consciente, saúde única e bem-estar animal, entre outros.
É importante que os interessados se inscrevam com antecedência e fiquem atentos ao local de realização de cada atividade.
No sábado, dia 14 de junho, entre 9h e 13h ocorrem diversas atividades no Parque Zoobotânico, como Oficina de Terrário, das 9h às 10h30, doação de mudas de árvores no Programa Adote uma Árvore, das 9h às 12h, e o tradicional Mergulho na Mata que começa às 9h, com aproximadamente 1h30 de duração. Para o Mergulho na Mata é necessário se inscrever antecipadamente pelo link do evento, já que as vagas são limitadas.
Na programação do Junho Verde, haverá também o 5º Encontro do Núcleo Vale do Itapocu, da Rede Ecovida de Agroecologia, no dia 17 de junho, na Univille.
“A Sama preparou uma vasta programação, com diferentes atividades, eventos que vão desde capacitações, workshops até atividades de educação ambiental que vão ocorrer todo o mês de junho. Há eventos com vagas limitadas e outros com público-alvo específico”, explica a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville, Magda Villanueva Franco.
A programação conta com a parceria da Secretaria da Saúde, Univille, Companhia Águas de Joinville, Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga, Rede Vale do Itapocu e OAB – Subseção Joinville.
A data de 5 de junho foi escolhida durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, em 1972, conhecida como a Conferência de Estocolmo. A Organização das Nações Unidas decidiu celebrar essa data com objetivo de dar continuidade às reflexões discutidas nas Conferências de Meio Ambiente.