Inscrição para os processos seletivos para trabalhar no Censo 2022 encerra sexta-feira

Publicada em 18/01/2022 às 17:32
Relacionado a:

Encerra na sexta-feira (21/1) o prazo para as inscrições para dois processos seletivos do IBGE com vagas em todo o Brasil. Em Joinville, as duas seleções estão oferecendo 607 vagas para trabalhar no Censo Demográfico 2022. A inscrição e os editais estão disponíveis no site www.ibge.gov.br.

A data limite da inscrição é 21 de janeiro e a do pagamento da taxa é até 16 de fevereiro. Os processos seletivos são para recenseador, trabalho com duração prevista de até três meses e remuneração proporcional à produtividade, e para agente censitário municipal e supervisor (os chamados ACM e ACS), com duração do contrato prevista de até cinco meses.

No caso dos agentes censitários, trata-se de uma mesma prova e os que obtiverem o melhor desempenho nela ocuparão o cargo de ACM. A data das provas (das duas seleções, recenseador e ACM/ACS) é 10 de abril. Como a prova para recenseador será aplicada pela manhã e para agentes censitários à tarde, é possível fazer ambas. O resultado final dos processos seletivos será divulgado em 20 de maio.

Remuneração inclui benefícios

O salário do ACM é de R$ 2,1 mil, e do ACS, de R$ 1,7 mil, para jornada semanal de 40 horas. Na prática, os valores são maiores, já que as duas funções incluem como benefícios auxílio alimentação (R$ 458), auxílio transporte e 13º salário e férias proporcionais. Para quem tem dependentes de até seis anos incompletos, aplica-se ainda o benefício de R$ 305 mensais.

No caso do recenseador, o ganho mensal é calculado por produtividade. O horário de trabalho é flexível, mas é esperado um mínimo de 25 horas de trabalho semanais. Aos recenseadores se aplicam os benefícios do 13º salário e férias proporcionais, calculados a partir do ganho médio aferido.

O que fazem o recenseador e os agentes censitários?

Os recenseadores são os profissionais que visitam todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores.

O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnico- operacionais (gerenciamento dos recenseadores e ACS, orientação da coleta de dados).

O agente censitário supervisor, por sua vez, tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante o trabalho de campo.

Protocolos de prevenção à Covid 19

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid 19. Será exigido o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.