IBGE apresenta dados preliminares do Censo 2022 em Joinville

Publicada em 18/04/2023 às 17:22
Relacionado a:

Nesta terça-feira (18), foi realizada a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. Na ocasião, a equipe técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou o encerramento da coleta dos dados para o Censo em Joinville e apresentou algumas informações preliminares, como o total aproximado de habitantes do município: 618 mil.

“Para o poder público, é fundamental termos acesso às informações detalhadas da população para que seja possível planejar as políticas públicas e prever um crescimento ordenado de Joinville para os próximos anos”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Na reunião, a equipe do IBGE detalhou informações sobre a coleta, bem como a metodologia de trabalho e os recursos tecnológicos que ajudam a garantir a qualidade dos dados.

“O apoio que tivemos da Prefeitura e de diversos segmentos da sociedade foram importantes para que a nossa equipe pudesse realizar um trabalho com excelência aqui em Joinville”, afirma Roberto Kern Gomes, superintendente do IBGE em Santa Catarina.

Visitas realizadas

Em Joinville, 278.442 endereços foram visitados. Do total, 248.510 foram categorizados como domicílios, já que estabelecimentos comerciais e similares não são considerados para a pesquisa. Dos domicílios, 89,3% estavam ocupados, 9,1% vagos e 1,5% são de uso ocasional. Em relação ao Censo de 2010, o número de domicílios teve um aumento de 72.987.

Dos domicílios ocupados, que são os considerados aptos para a participar do Censo, 95,3% responderam a da pesquisa presencialmente, por telefone ou pela internet.

Os 4,7% restantes se dividem entre aqueles que estavam ausentes, que se recusaram a participar ou que solicitaram o questionário online e não responderam.

Coleta de dados

Para garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados coletados, o IBGE conta com diversos mecanismos de acompanhamento e controle, incluindo ferramentas de geolocalização e monitoramento do deslocamento dos recenseadores.

Além disso, há níveis de conferência e supervisão em nível municipal, estadual e nacional e as Pesquisas Pós-Enumeração (PEE), uma estratégia que consiste em refazer a pesquisa em determinado setor para validar os dados coletados.

Dados preliminares

Os dados preliminares apurados pelo Censo 2022 em Joinville indicam uma população de aproximadamente 618 mil pessoas, das quais 50,9% são mulheres e 49,1% são homens.

A média de moradores por domicílio, que era de 3,5 pessoas em 2000, caiu para 3,2 pessoas em 2010, e reduziu novamente em 2022, sendo 2,8 pessoas por domicílio.

Em relação ao crescimento da população, é possível perceber a repetição da taxa de crescimento de 19,9% entre os anos de 2000 e 2010 e de 2010 a 2022. No ano 2000, a cidade tinha 429 mil habitantes, crescendo para 515 mil em 2010 e agora para 618 mil em 2022.

Em números aproximados, os bairros com mais moradores em Joinville são: Aventureiro (42,7 mil), Costa e Silva (33,8 mil), Paranaguamirim (33,7 mil), Vila Nova (32,3 mil) e Jardim Iririú (26,7 mil).

Caso algum morador de Joinville não tenha respondido o Censo e queira participar da coleta de dados, ainda é possível entrar em contato pelo telefone 137 para que o domicílio seja incluído na pesquisa.

O resultado consolidado do Censo 2022 está previsto para ser divulgado pelo IBGE no final do primeiro semestre de 2023. No decorrer do ano, as análises quantitativas vão seguir sendo comunicadas.