Hospital São José realiza ação para marcar Dia Nacional da Segurança do Paciente

Publicada em 01/04/2022 às 17:19
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Foi celebrado no Hospital Municipal São José, nesta sexta-feira (1º), o Dia Nacional da Segurança do Paciente. Durante a manhã e a tarde, ocorreram atividades com servidores, pacientes, acompanhantes e prestadores de serviço do Hospital, todas focadas nos cuidados que se deve ter dentro das ações de serviço de saúde.

São seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente; melhorar a segurança dos medicamentos; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; garantir o local, procedimento e cirurgia correta no paciente correto; reduzir o risco de infecção associada ao cuidado; e reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de quedas.

Para cada uma dessas metas, foram desenvolvidas atividades lúdicas, com o intuito de desenvolver nos participantes a cultura de segurança com o paciente. Um jogo da memória foi usado para o tema identificação correta do paciente, por exemplo. Para conscientizar sobre risco de quedas, foi empregado um caça-palavras.

“Algumas atividades são de execução, mas em cada uma delas há instruções, que a pessoa pode levar para casa”, explica Renata da Silva Laurett, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Serviço de Controle de Infecção, do Hospital São José.

Renata reforça que todas essas metas são aplicadas no dia a dia do Hospital São José. Cuidados que continuam, muitas vezes, quando o paciente deixa a unidade de saúde. “Uma questão forte que inserimos nos nossos profissionais é a importância de se comunicar e orientar a família dos pacientes”, afirma Renata.

As técnicas de enfermagem Taina Salvador Pinheiro e Edivaine Correa dos Santos de Oliveira participaram das atividades deste Dia Nacional da Segurança do Paciente. “Achei muito interessante, aprendemos brincando”, elogiou Taina.

“É importante relembrar todos esses cuidados com os pacientes. Mesmo fazendo isso todos os dias, é uma atenção constante, 24 horas”, ensina Edivaine.

Dicas que podem ser adotadas no dia a dia por pessoas que auxiliam pacientes

Para evitar quedas, os ambientes devem ser livres de obstáculos e iluminados.

Os pacientes devem ser orientados a usar calçados adequados, antiderrapantes, para andar e tomar banho. Eles ajudam a evitar quedas.

Higienizar as mãos corretamente com água e sabão ou álcool em gel previne e controla infecções, trazendo segurança ao paciente e ao cuidador.

Ao usar uma medicação, é necessário conferir o medicamento corretamente, dose, horário e como deve ser feita a administração