Hospital São José adquire R$ 4,3 milhões em equipamentos com emenda parlamentar

Publicada em 26/09/2023 às 08:34
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Adriano Silva recebeu a senadora Ivete da Silveira em reunião no Hospital Municipal São José. Na ocasião, a parlamentar oficializou o envio de emenda do Orçamento Geral da União, no valor de R$ 4,3 milhões.

Os recursos foram investidos na compra de um angiógrafo (sistema de hemodinâmica utilizado para a realização de procedimento neuroendovascular) para o Hospital São José.

Também foram adquiridos equipamentos que serão empregados na sala do angiógrafo, como bisturis elétricos, monitores multiparâmetros e aparelhos de ar-condicionado, entre outros itens.

O prefeito explicou que o Hospital São José, apesar de ser referência no tratamento de AVC para o mundo, dispunha de um angiógrafo muito antigo e praticamente sucateado.

“O novo aparelho já foi comprado e está a caminho. Mas a questão orçamentária era uma grande dificuldade, porque só esse equipamento custa R$ 3,9 milhões, fora todos os periféricos. E a emenda da senadora Ivete ajudou muito a cobrirmos a conta desse grande investimento”, agradece o prefeito.

Segundo o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege Junior, o angiógrafo é um equipamento fundamental no tratamento de pessoas acometidas com AVC.

“É um ganho imenso para os pacientes do São José, porque é um tratamento feito de modo minimamente invasivo. Por meio de punções nas artérias, chega-se até o cérebro do paciente para tratar AVCs e obstruções nas artérias e veias localizadas na parte interior do cérebro”, explica Arnoldo.

A senadora afirmou que ficou sensibilizada quando soube da importância desse equipamento de hemodinâmica para salvar vidas.

“O Hospital São José merece, pelo atendimento que ele presta à população de Joinville e região. Esse equipamento é importante para que as pessoas venham ao hospital, façam seu tratamento e voltem salvas para casa”, aponta a senadora.

Enquanto o novo equipamento, que é importado, não chega em Joinville, o procedimento é realizado por meio de um convênio com um hospital particular.