Nesta sexta-feira (7/11), o Lidera Saúde Summit reuniu lideranças dos hospitais de Joinville no auditório da Unisociesc. O evento foi realizado pelo Núcleo da Saúde da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), em conjunto com o Hospital Municipal São José e os outros oito hospitais do município.
“Mais do que um evento, o Lidera Saúde Summit é um movimento de união e propósito, que busca construir valor em saúde, promovendo prevenção, bem-estar e qualidade de vida. A verdadeira inovação está em como lideramos a transformação, integrando hospitais, atenção primária, gestão pública e iniciativa privada, com foco em eficiência, sustentabilidade e no paciente”, afirma Romaldo Backes, diretor-executivo do Hospital Municipal São José.
O Lidera Saúde Summit promoveu palestras, paineis e debates com profissionais da saúde. Um dos palestrantes foi o neurorradiologista intervencionista Pedro Magalhães, do Departamento de Neurologia do Hospital São José. O médico narrou a bem-sucedida experiência do Joinvasc, programa público que transformou Joinville numa referência nacional no tratamento de acidente vascular cerebral (AVC), recebendo a certificação internacional Cidade Angels.
“Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. Em Joinville, 85% das pessoas que sofrem um AVC, o AVC é o do tipo isquêmico, quando falta sangue no cérebro e há um infarto cerebral. E 15%, infelizmente, sofrem AVC hemorrágico, que é quando estoura um vaso dentro do cérebro e causa uma hemorragia cerebral. Isso já mostra que Joinville tem uma boa estratégia de saúde, porque, quanto menor o índice de AVC hemorrágico, melhor é o cuidado de saúde”, explica o médico.
Representantes do Hospital Municipal São José também participaram de um painel sobre liderança durante a programação. “Este evento é importante porque reuniu as lideranças dos nove hospitais de Joinville, proporcionando uma importante troca de experiências, melhorando os procedimentos de cada um dos hospitais envolvidos”, informa Vinicius Barrea, gerente técnico do Hospital Municipal São José.