Hospital Municipal São José encerra atendimento exclusivo em uma das UTIs para pacientes com Covid-19

Publicada em 10/11/2021 às 17:14
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Hospital Municipal São José - HMSJ

Um ano e oito meses após o primeiro caso de Covid-19 ter sido confirmado em Joinville, nesta quarta-feira (10), a emoção tomou conta de servidores do Hospital Municipal São José. Mas desta vez, o sentimento foi pela alegria do fechamento de uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), reservada para pacientes contaminados pelo coronavírus.

“Nós conseguimos desmobilizar esta área que era restrita porque acompanhamos os números e tivemos uma redução na procura por atendimento relacionado à Covid-19 nos últimos 14 dias”, conta o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva que aparece no vídeo abrindo a porta da unidade e depois retirando a indicação de UTI.

Ao som da música “Quão grande és tu”, interpretada pelo saxofonista Osvaldo Neto, os servidores foram deixando o espaço. Muitos aproveitaram para aplaudir, em um gesto de superação pelos desafios enfrentados enquanto buscavam a cura para pacientes que estiveram no local. Emocionada, a enfermeira Bianca Aparecida Oliveira do Prado Torres Corrêa relembra os medos e insegurança gerados pelo vírus.

“Todo profissional de saúde, no início da pandemia, provavelmente sentiu como se estivesse sendo recrutado para um exército. A sensação era a de medo. Hoje, temos a vitória de dizer que vencemos mais uma batalha. Continuamos em combate, mas a emoção de saber que estamos no caminho certo, é gratificante.”

O Hospital Municipal São José havia disponibilizado três UTIs específicas para atendimento dos pacientes confirmados ou com suspeita da doença. Com o fechamento nesta manhã, foram liberadas 18 vagas para atendimento das demandas gerais do hospital, ou seja, as vagas não deixam de existir, mas passam a ser usadas por pessoas com outras enfermidades. A Unidade permanece com duas UTIs em atendimento de pacientes com Covid, totalizando 26 leitos.

“Além de todos os cuidados que as pessoas já estão acostumadas, como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos corretamente, o avanço da vacinação nos mostra que este é um caminho importante para vencermos o vírus. Desde o início da pandemia, nossas equipes reorganizaram fluxos de atendimento, e fizeram esforços significativos para manter o atendimento de qualidade para a população”, reforça o secretário da Saúde.

Boas práticas foram elogiadas pela Organização Pan-Americana da Saúde

Em junho deste ano, após uma visita técnica, os consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde sugeriram que as boas práticas adotadas no Hospital Municipal São José fossem compartilhadas com outras cidades, servindo de exemplo.
Foram citadas a boa articulação, organização dos protocolos e fluxos assistenciais, planejamento estratégico para ampliação da capacidade intra-hospitalar e os fluxos adequados de paramentação e desparamentação dos profissionais da área Covid-19.

Além disso, recentemente, o projeto “A psicologia nas áreas restritas do Hospital São José” foi o vencedor no eixo Assistência à Saúde da 6ª edição do Prêmio Práticas Inovadoras da Saúde de Joinville.