Hasteamento das Bandeiras abre a programação do aniversário de 172 anos de Joinville

Publicada em 01/03/2023 às 14:28
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

Os parabéns para os 172 anos de Joinville começaram a ser cantados nesta quarta-feira (1º/3), com o Hasteamento das Bandeiras, em frente à Prefeitura. O evento, que abriu a programação de aniversário da cidade, contou com a presença de representantes das Forças de Segurança, da Câmara de Vereadores e uma apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ).

Adriano Silva, prefeito de Joinville, enalteceu o legado deixado pelos primeiros imigrantes, que não vieram para criar uma colônia de exploração, e sim, para fazer dessas terras seu lar e seu futuro.

“Não tinham outra chance a não ser fazer daqui o seu lar. E assim acontece com todos os imigrantes que chegam a Joinville hoje. Chegam sempre com a esperança de criar aqui o seu futuro. O nosso povo é trabalhador. Isso que nos fortalece e nos faz ser uma cidade diferenciada”, afirma o prefeito.

Nesta quarta-feira, também ocorreram a abertura do ano letivo da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior e o lançamento da programação de 50 anos da unidade.

A programação de aniversário prossegue no domingo (5/3), das 9h às 17h, com a segunda edição do evento O Farol para os joinvilenses, com feira, atividades de recreação, apresentações e exposições, na Rua Max Colin. No mesmo dia, ocorre a visita guiada à torre do prédio histórico que abrigou a Prefeitura de Joinville.

Na semana do aniversário de 172 anos da cidade, será realizada a entrega da Ordem de Serviço para início das obras do Centro de Inovação da Secretaria de Educação, a solenidade de registro das Sociedades de Tiro Esportivo como Patrimônio Imaterial de Joinville e a inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família Aventureiro II.

No dia do aniversário, 9 de março, ocorre a tradicional Homenagem aos Imigrantes, com um concerto da Banda do 62º Batalhão de Infantaria no Cemitério dos Imigrantes. E, a partir das 17h, na Avenida Beira Rio, mais de 80 instituições e entidades participarão do Desfile Comemorativo ao Aniversário de Joinville.

Outras atrações da programação do aniversário da cidade são a entrega da Medalha Dona Francisca para Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela, a inauguração da quadra coberta da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke e a entrega dos certificados de Regularização Fundiária para moradores da Vila Cubatão.

Programação da comunidade

O Calendário Oficial do Aniversário de Joinville também conta com diversos eventos promovidos pela comunidade, incluindo espetáculos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, passeios ciclísticos, meia maratona, festival de cinema, eventos com programação para a família, programas de rádio e televisão especiais, exposição de arte, feira de orquídeas, entre outros. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Joinville.