Guardas municipais de Joinville ministram curso a convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Publicada em 01/12/2025 às 11:07
Relacionado a: Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM

Três integrantes da Guarda Municipal de Joinville atuaram como professores no curso de Polícia Comunitária Aplicada promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. A atuação entre os meses de setembro e novembro ocorreu a convite da Senasp.

O curso, que integra o Programa Município Mais Seguro, busca desenvolver ações estratégicas para formação integrada das guardas municipais brasileiras e foi realizado em cinco capitais. Da Guarda Municipal de Joinville, participaram os agentes Eduardo Ferraz dos Santos Sontag, Márcio José Lemos e Neide Pereira Gomes Ortoncelli.

“O convite reforça a expertise dos guardas municipais de Joinville e a qualidade do trabalho desenvolvido na cidade. É um reconhecimento à excelência da nossa corporação e um atestado de que as práticas implementadas aqui são consideradas referência nacional para o Programa Município Mais Seguro”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Gabriel Colin.

O guarda municipal Eduardo Ferraz dos Santos Sontag reforça a importância de agir de maneira técnica, ética e estratégica no policiamento comunitário. “A atuação do policial comunitário demanda mais do que força física, requer equilíbrio emocional, respeito aos direitos humanos e competência para mediar conflitos”, diz.

Os agentes ministraram a disciplina de Técnicas Operacionais em Policiamento Comunitário, contribuindo para a formação de profissionais de todo o país.

Compartilhe

Skip to content