Três integrantes da Guarda Municipal de Joinville atuaram como professores no curso de Polícia Comunitária Aplicada promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. A atuação entre os meses de setembro e novembro ocorreu a convite da Senasp.
O curso, que integra o Programa Município Mais Seguro, busca desenvolver ações estratégicas para formação integrada das guardas municipais brasileiras e foi realizado em cinco capitais. Da Guarda Municipal de Joinville, participaram os agentes Eduardo Ferraz dos Santos Sontag, Márcio José Lemos e Neide Pereira Gomes Ortoncelli.
“O convite reforça a expertise dos guardas municipais de Joinville e a qualidade do trabalho desenvolvido na cidade. É um reconhecimento à excelência da nossa corporação e um atestado de que as práticas implementadas aqui são consideradas referência nacional para o Programa Município Mais Seguro”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Gabriel Colin.
O guarda municipal Eduardo Ferraz dos Santos Sontag reforça a importância de agir de maneira técnica, ética e estratégica no policiamento comunitário. “A atuação do policial comunitário demanda mais do que força física, requer equilíbrio emocional, respeito aos direitos humanos e competência para mediar conflitos”, diz.
Os agentes ministraram a disciplina de Técnicas Operacionais em Policiamento Comunitário, contribuindo para a formação de profissionais de todo o país.