Nesta terça-feira (16/12), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva, formalizaram um passo decisivo para a saúde da maior cidade do Estado. Com a assinatura de um Protocolo de Intenções, foi viabilizada a compra de um terreno de 17 mil metros quadrados, que permitirá a expansão de unidades hospitalares fundamentais para a região.
O investimento de R$ 23,1 milhões, custeado pelo Governo do Estado, será destinado à aquisição da área localizada atrás do Hospital Municipal São José e ao lado da Maternidade Darcy Vargas, ambas instituições de referência para o Norte e Nordeste de Santa Catarina.
“Para avançar, é preciso planejamento, organização e coragem. É exatamente esse passo que estamos dando hoje com o apoio do governador. A compra deste terreno nos permite projetar, com segurança, como será o atendimento à saúde na nossa cidade pelas próximas décadas”, explica o prefeito Adriano Silva.
O ato de assinatura do Protocolo de Intenções foi realizado na sede da Prefeitura de Joinville, com a presença de secretários estaduais e municipais, da senadora Ivete da Silveira e dos deputados estaduais Matheus Cadorin, Fernando Krelling e Maurício Peixer.
“Sou um grande parceiro de Joinville e do prefeito Adriano. Trabalhamos juntos porque a saúde tem pressa! Este investimento é um gesto concreto do Governo para reforçar o nosso compromisso com a cidade. Com o terreno garantido, podemos planejar o futuro com muito mais segurança”, declarou Jorginho.
Estudos preliminares para ampliação
Estudos preliminares realizados pela equipe técnica da Secretaria da Saúde de Joinville indicam que o novo terreno possibilita um aumento de 60% na área do Hospital São José. O ensaio vislumbra um edifício de 16 pavimentos, que permite mais do que dobrar a atual quantidade de leitos.
A Maternidade Darcy Vargas também está inserida no estudo de expansão. Os ensaios técnicos apontam para a construção de uma nova edificação de seis andares, que seria conectada ao prédio atual por uma passarela sobre a rua Dr. Plácido Gomes.
“Cuidar do presente é nossa obrigação, mas planejar o futuro é indispensável. Joinville não para de crescer e precisamos estar preparados. Esse apoio do governador nos dá o fôlego necessário para continuar avançando no planejamento da saúde de Joinville para as próximas gerações”, sintetiza o prefeito.
