Gibi da Turma da Mônica sobre saneamento básico marca comemorações do Dia Mundial da Água em Joinville

Publicada em 21/03/2024 às 15:37
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville está distribuindo nas escolas da cidade, gratuitamente, 11 mil exemplares do gibi “Uso Racional da Água e Saneamento Básico”, uma edição especial da Turma da Mônica.

A ação é fruto de uma parceria entre Companhia Águas de Joinville, Instituto Trata Brasil e Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social do grupo Tigre, e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água em 2024, celebrado nesta sexta-feira (22/3). A história em quadrinhos foi desenvolvida pela Mauricio de Sousa Produções em conjunto com o Instituto Trata Brasil.

“A mensagem da revista vai envolver além das crianças, os pais e até os avós, porque a Turma da Mônica faz parte da infância dos brasileiros há várias gerações”, afirma Priscilla Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Joinville.

A ação educativa já passou por 16 instituições de ensino, públicas e particulares, situadas em regiões que estão recebendo obras de expansão da Companhia, contemplando até o momento quatro mil estudantes do 1º ao 5º ano.

“Levar esse material de qualidade para a casa de milhares de alunos com certeza fará diferença na vida dessas famílias e da população em geral, pois vai despertar a conscientização para o cuidado com os recursos hídricos da região, garantindo que sempre tenham água na qualidade e quantidade necessárias”, avalia Luana Siewert Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil.

Nesta edição, a aventura da turminha começa quando seu Cebola, pai do Cebolinha, leva as crianças para conhecer a nascente do rio que passa pelo bairro do Limoeiro, onde a Mônica e seus amigos moram. Ele explica por que o rio chega poluído na cidade, o que a companhia de saneamento faz para tratar a água e como a população pode contribuir para uma cidade mais limpa. Além da história, a revista especial traz palavras cruzadas, caça-palavras e outras atividades com o tema saneamento.

Ação especial no Dia Mundial da Água

E nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), vai promover atividades com o objetivo de apresentar para a comunidade, iniciativas criadas para a proteção e conservação dos recursos hídricos.

Uma das ações preparadas é a exposição de projetos desenvolvidos pela Companhia Águas de Joinville (CAJ), Defesa Civil de Joinville, Comitê Babitonga (CHBB) e Perini Business Park. A Sama também fará doação de mudas de árvores nativas. O gibi da Turma da Mônica também será distribuído durante o evento.

A exposição ocorre das 11h às 14h, no Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park (rua Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial).

Já das 19h às 20h30, no Anfiteatro 1 da Univille (rua Paulo Malschitzki, 10 – Zona Industrial Norte – bloco A), acontece a mesa redonda “Impactos socioambientais das mudanças climáticas de Joinville”.

A atividade terá a participação do gerente da Defesa Civil de Joinville Maiko Richter e do engenheiro civil Robison Negri, com mediação da gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama, Magda Franco.

Além de distribuição da cartilha orientativa “Previna-se – Saiba como agir em caso de emergência climática”, elaborada pela Defesa Civil de Joinville, a apresentação vai destacar questões como efeitos das emergências climáticas em âmbitos global, nacional e local, bem como a atuação da Defesa Civil no município.

Atividades integradas com a Rede Municipal de Ensino

Outra iniciativa para marcar o Dia Mundial da Água será a entrega de exemplares do jogo de tabuleiro “ETA, Água Boa” para a Secretaria de Educação, os quais serão direcionados para as 84 escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Impresso em lona com dimensões de 80 por 155 centímetros, o jogo foi desenvolvido pelo Instituto Carlos Roberto Hansen com apoio da Águas de Joinville e convida os alunos a trilharem, de forma divertida, o caminho que a água percorre até chegar nas casas para consumo.

“Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente por meio da educação. Acreditamos na higiene como forma de promover um mundo mais saudável, e a educação para o saneamento está contemplada nessas duas ações, que são o gibi da Turma da Mônica e os tapetes com jogos de tabuleiro temáticos”, comenta Julio Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen.