Festa do Trabalhador, na Expoville, terá serviços oferecidos pela Prefeitura de Joinville

Publicada em 30/04/2024 às 17:06
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

A Prefeitura de Joinville vai oferecer serviços e orientações em diferentes áreas durante a 21ª Festa do Trabalhador. O evento será nesta quarta-feira, 1º de maio, das 10h e 17h, na Expoville.

Para o atendimento do público que vai até a Expoville, haverá oferta de mais horários no transporte coletivo, de acordo com a demanda do dia. Agentes de Trânsito também estarão no local de acesso à festa para auxiliar na sinalização.

Como a Expoville tem administração privada, haverá cobrança de estacionamento. Os demais serviços e atrações são gratuitos. A realização da festa é da NDTV Record e a co-realização da Prefeitura de Joinville.

Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura

– Secretaria de Assistência Social: A equipe vai orientar sobre CadÚnico, Serviço de Acolhimento Familiar, o trabalho realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também sobre os serviços oferecidos a população em situação de rua e sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

– Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação: O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) vai realizar o serviço de intermediação de mão de obra, com oferta de vagas de emprego, encaminhamento e orientação sobre cursos de qualificação e sobre o Programa Jovem Aprendiz. No site da Prefeitura, será divulgada uma listagem das vagas que serão oferecidas durante o evento. No galpão maior, ao lado do palco, haverá feira da Economia Solidária com 66 barracas de artesanato e produtos feitos à mão.

– Secretaria da Saúde: A Vigilância Ambiental vai distribuir panfletos dos “10 minutos contra a dengue” e orientar sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Servidores da equipe estarão fantasiados de mosquito e um espaço vai ser montado com microscópio para o visitante ver as larvas de mosquitos.

– Procon: A equipe vai oferecer orientações sobre compras presencial e online, garantias e possibilidade de desistência. Além de dicas de como se prevenir de golpes e orientações sobre empréstimos consignados não autorizados.

– Secretaria de Esportes: Duas áreas de atividades físicas, saúde e lazer serão montadas para os visitantes que poderão praticar as atividades com a instrução dos recreadores. Em um dos espaços haverá, a partir das 11h, apresentação das lutas: aikido, boxe, luta olímpica, taekwondo, kobudo, kickboxing e luta de braço. Haverá também kits de badminton disponíveis. Em outra área, o público poderá jogar tênis de mesa, xadrez e corn bag. A partir das 11h30, o público poderá conferir partidas de futebol americano modalidade flag, basquete paradesportivo e basebol.

– Secretaria de Meio Ambiente: O Centro de Bem-Estar Animal (Cbea) vai realizar uma feira de adoção de cães e gatos. O público vai receber orientações sobre cuidado com os animais e materiais educativos. A Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental vai levar mudas de árvores da Mata Atlântica para serem distribuídas à comunidade. Haverá distribuição de mudas de olandi, cedro, araçá amarelo, araçá vermelho, quaresmeira, ingá banana, ingá feijão, gabiroba lisa, gabiroba crespa, cortiça lisa, cerejinha do Rio Grande.

– Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública e Departamento de Trânsito
Defesa Civil: A Defesa Civil vai orientar a comunidade sobre ações preventivas e preparação para desastres. A equipe vai distribuir cartilhas informativas, com opções para crianças colorirem, além de flyers sobre prevenção de acidentes. A Escola Pública de Trânsito vai distribuir materiais educativos e orientar sobre segurança no trânsito como a obrigação do uso da cadeirinha, do cinto de segurança e informações sobre o Maio Amarelo. A Guarda Municipal de Joinville estará com a base móvel, o micro-ônibus, e haverá exposição de equipamentos. O canil da Guarda Municipal estará presente. Os guardas vão levar ao público orientações sobre o papel da unidade. A Junta do Serviço Militar vai orientar sobre alistamento, solicitação de certificado de dispensa de incorporação 1ª e 2ª via, além de regularização de cidadão que não está em dia com o Serviço Militar.