Festa da Tilápia ocorre neste sábado no bairro Vila Nova

Publicada em 08/03/2023 às 17:11
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

O joinvilense pode aproveitar o sábado (11/3) para prestigiar a Festa da Tilápia. O evento ocorre no tradicional Salão Jacob, no bairro Vila Nova, e oferece almoço à base do peixe criado em propriedades rurais de Joinville. O evento inicia às 11h, com almoço servido a partir das 11h45.

A festa continua com tarde dançante e café com cuca e bolo. A dupla Adriano e Marcionei iniciam a apresentação musical às 14h. A organização é da Associação Joinvilense de Aquicultores (AJAQ), com apoio da Prefeitura de Joinville por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Para quem quiser experimentar a tilápia, ou voltar a degustar o peixe, o valor do almoço é de R$ 65 na hora, com opção de compra antecipada a R$ 55. A venda é realizada no Salão Jacob, no Pesque-Pague Zoller, no Bar Canarinho, no Materiais de Construção Benvenutti (Vila Nova) e em frente à loja Versátil. No dia, os produtores também estarão vendendo tilápia congelada e peixe frito.

Esta é a terceira edição da festa, que também foi realizada em 2016 e em 2019. De acordo com a atual presidente da instituição, Catia Zoller Porsch, um dos objetivos do evento é fazer com que o peixe seja mais conhecido e consumido na cidade.

“Nossa intenção é mostrar que existem piscicultores criando tilápias em Joinville para a comercialização. Queremos também desfazer histórias antigas negativas sobre o cultivo do peixe na cidade. Os produtores legalizados operam sob uma série de leis sanitárias rígidas, por isso o consumidor pode confiar”, esclarece.

A AJAq foi fundada em 1997 e atualmente conta com 21 aquicultores no município. Em Joinville, parte da produção dos peixes cultivados no município é destinada à alimentação das crianças na merenda das escolas públicas e CEIs, e também nos Restaurantes Populares.