Feira Municipal de Matemática reúne mais de 70 trabalhos de escolas e CEIs

Publicada em 10/07/2025 às 11:28
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A 25ª Feira Municipal de Matemática (Femma) reuniu 71 trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino durante esta quarta-feira (9). O evento ocorreu na Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, com a participação de estudantes e professores de diferentes Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Durante toda a manhã e tarde, alunos de 45 unidades escolares apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, o objetivo da feira é despertar o interesse para o aprendizado da matemática.

“Com a feira, queremos mostrar que a matemática pode ser divertida e criativa, desmistificando a ideia de que ela é chata, difícil ou para poucos. Os alunos mostram, por meio de trabalhos maravilhosos, o quanto podem aprender com a matemática enquanto se divertem e aproveitam uma experiência inesquecível”, explica.

Ao longo do dia, os trabalhos foram avaliados por uma comissão de profissionais da Rede Municipal de Ensino, que selecionaram 21 destaques dentro das categorias “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental – Anos Iniciais” e “Ensino Fundamental – Anos Finais”.

Todos os trabalhos receberam certificado de participação e os destaques foram premiados com medalhas, além de se classificarem para a 23ª Feira Regional de Matemática, marcada para 13 de agosto, na Escola de Educação Básica João Colin, em Joinville.

Aprendizado aplicado ao dia a dia

Um dos trabalhos apresentados na 25ª Feira Municipal de Matemática foi “Biometria facial: triângulos e quadriláteros desvendando sua identidade”, das alunas Jéssica Hikari Nakamura Sakashita e Vitória Rosa de Borba, de 13 anos, da Escola Municipal Professora Virgínia Soares.

As duas estudaram como os triângulos e quadriláteros são aplicados na tecnologia usada para leitura de biometria facial em celulares e aplicativos. De acordo com Jéssica, o tema chamou muita atenção por ser atual e falar sobre tecnologia.

“Eu achei bem legal porque a gente brincou bastante enquanto fazia o trabalho e achei bem divertido fazer os triângulos e todo o material. Eu já gostava de matemática, é minha matéria favorita, mas agora achei ela ainda mais interessante”, conta.

Para a professora Adriana Corrêa Bernardo, foi especial ver o crescimento das alunas, com o avanço diário da aprendizagem. “Elas aprenderam uma série de coisas aplicando a Matemática à rotina delas, o que torna um aprendizado marcante que não vão esquecer”, complementa.

Veja os trabalhos vencedores em cada categoria

EDUCAÇÃO INFANTIL

CEI Bem-me-quer – Explorando a matemática a partir das grandezas e medidas
CEI Itaum – Restaurante Super Bom – O número um em sabor!
CEI Bem-me-quer – Brincando com o sistema monetário, eu aprendo matemática
E.M. Lauro Carneiro de Loyola – Trilhando saberes com sementes e medidas

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

E.M. Karin Barkemeyer – Menu da matemática
E.M. Arthur da Costa e Silva – Rolando dados, construindo saberes: a matemática em ação nos jogos de tabuleiro
E.M. Lacy Luiza da Cruz Flores – A casa dos números: explorando o valor posicional na matemática
E.M. Professor Saul Sant’Anna de Oliveira Dias – Sistema monetário e educação financeira na matemática – Formando cidadãos conscientes
E.M. João Bernardino da Silveira Jr. – Trilhas das horas
E.M. Carlos Gomes de Oliveira – Dinheiro inteligente
E.M. Maria Regina Leal – Abelhatemática – Babitonga em números
E.M. Hermann Muller – A matemática no campo: entre réguas e regadores

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

E.M. Arinor Vogelsanger – Explorando conceitos matemáticos com o tabuleiro de xadrez
E.M. Ruben Roberto Schmidlin – Origami e geometria: dobraduras que revelam a matemática na prática
E.M. Ada Sant`Anna da Silveira – Frações que tocam
E.M. Anna Maria Harger – Tatilmática
E.M. Sylvio Sniecikovski – Triângulos em ação
E.M. Arinor Vogelsanger – Volume da vitalidade
E.M. Virgínia Soares – Biometria facial: triângulos e quadriláteros desvendando sua identidade
E.M. Pedro Ivo Campos – Artistas matemáticos
E.M. Laura Andrade – Escalando ideias sustentáveis: a matemática das medidas e proporções em maquetes de residências ecológicas

 

 

Compartilhe

Skip to content