Feira Direto do Campo terá produtos coloniais, mudas de plantas, adoção de animais e vacinação no próximo fim de semana

Publicada em 07/07/2025 às 15:07
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Quem procura por alimentos frescos, saudáveis e comercializados diretamente por quem cultiva, tem uma ótima opção no próximo fim de semana. É que será realizada mais uma edição da Feira Direto do Campo – Frutíferas e Ornamentais com mais de 30 produtores locais.

A Feira Direto do Campo será nos dias 12 e 13 de julho (sábado e domingo), das 9h às 17h, na Ceasa (rua dos Bororós, 2415, Distrito Industrial). A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O evento terá a participação de mais de 30 expositores da agricultura familiar de Joinville e região. Haverá comercialização de mudas frutíferas, plantas ornamentais e nativas. Também de flores de caixarias, orquídeas, suculentas, cactos e rosas. As plantas ornamentais serão comercializadas a partir de R$2 e as frutíferas a partir de R$10.

Para quem deseja ampliar ou renovar o pomar, os meses de junho e julho são considerados um dos melhores para o plantio de frutíferas.

“Entre as principais vantagens desse período estão as condições ideais para que as mudas se estabeleçam com mais segurança e vigor antes da chegada da primavera e do verão. Muitas frutíferas estão em estado de dormência nessa época o que reduz o estresse do transplante e favorece o enraizamento”, explica Sirley Goedert, da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) de Joinville.

Além disso, por causa das temperaturas mais amenas e menor intensidade solar, há menos perda de água por evaporação.

O visitante vai encontrar também, direto do produtor, hortifrutigranjeiros em geral: frutas, verduras, legumes frescos e os produtos da época como pinhão e milho verde. Quem gosta de produtos coloniais também vai encontrar queijos, pães, cucas, doces artesanais, mel, melado, entre outros. Além disso, haverá produtos orgânicos e agroecológicos.

“A Feira Direto do Campo tem o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar, fomentando a comercialização de produtos agrícolas, criando condições para ampliar e impulsionar a produção da agricultura rural e urbana em Joinville. O objetivo é conectar o agricultor ao consumidor final”, destaca o diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural, Luiz Carlos da Maia.

Se o público estiver procurando por artesanato poderá conferir os estandes com expositores com produtos como roupas de cama, mesa e banho, artigos em madeiras, bolsas, laços, patchwork, crochês, além de roupas e acessórios para pets.

A organização do evento vai preparar uma praça de alimentação com estandes que vão oferecer gastronomia da culinária colonial e regional. Haverá pratos preparados pelos produtores locais com ingredientes frescos e naturais. Uma opção bastante concorrida é o pastel com caldo de cana.

Para as crianças, há o Espaço Kids gratuito que oferece cama elástica com monitores e escultura de balões. Nesta edição haverá a presença do palhaço Tutti no domingo, das 10h às 12h.

Adoção de animais e vacinação

Outra atração da Feira Direto do Campo é a Feira de Adoção de Animais do Centro de Bem-Estar (CBEA) da Prefeitura de Joinville. Para quem busca um amigo de quatro patas, diversos cães adultos e filhotes estarão disponíveis para encontrar um novo lar.

Todos os animais já estão vacinados e microchipados. Os adultos também foram castrados e os filhotes, após os seis meses de idade, poderão receber o procedimento pelo CBEA.

Para adotar um novo amigo, os interessados deverão apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de estar com a casa preparada para receber um animal. Durante a feira Adote um Amigo, a equipe estará disponível para dar orientações sobre alimentação, comportamento e cuidados com os bichinhos.

A Unidade Móvel da Secretaria da Saúde estará no evento oferecendo vacina contra a gripe, no sábado e no domingo, das 9h às 17h. A recomendação é levar documento com foto e caderneta de vacinação. Outra iniciativa da Saúde é a presença de uma equipe da Vigilância Ambiental com estande sobre educação e zoonoses e também para falar sobre o projeto Wolbachia.

Feira Direto do Campo é uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Joinville, em parceria com a Epagri, Ceasa e Cidasc e participação dos de agricultores de Joinville e municípios ligados à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

Compartilhe

Skip to content