Neste sábado e domingo (13 e 14/9) das 9h às 17h, a Feira Direto do Campo realiza sua edição especial de primavera. O evento ocorre na Ceasa (rua dos Bororós, 2415 – Distrito Industrial), com entrada e estacionamento gratuitos.
O evento, que já se consolidou como elo entre o campo e a cidade, vai reunir 39 produtores da agricultura familiar de Joinville e região para comercializar mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais e nativas. Para celebrar a chegada da estação das flores, haverá estandes com venda de orquídeas, flores de caixarias, suculentas, cactos e rosas.
As frutas, verduras, legumes frescos e hortifrutigranjeiros também têm espaço garantido no evento, além de produtos orgânicos, agroecológicos e legumes embalados e já prontos para o consumo. Quem aprecia os sabores coloniais, vai encontrar delícias como queijos, pães, cucas, doces artesanais, mel e melado.
Também estarão presentes os expositores da feira de economia solidária EcoSol, com produtos como roupas e acessórios para pets; roupas de cama, mesa e banho; artigos em madeira; bolsas, laços e acessórios; crochê e patchwork; entre outras variedades.
Gastronomia, lazer, educação e saúde com destaque na Feira
Além das compras, o público pode aproveitar o passeio à Feira Direto do Campo para tomar um café especial, com produtos da culinária colonial e regional preparados por produtores locais, com ingredientes selecionados. O tradicional pastel com caldo de cana também está garantido.
Pensando nas crianças e adolescentes, no sábado (13/9), o evento, em parceria com a Secretaria de Esportes realiza o Dia do Lazer, com atividades voltadas à educação, lazer e bem-estar. No domingo (14/9), as crianças também poderão aproveitar para se divertir na cama elástica e com desenhos para colorir.
Outro destaque é a participação da Companhia Águas de Joinville com o projeto Expresso das Águas, que promove a conscientização ambiental, a interatividade e as práticas sustentáveis, com a presença do simpático Jacaré Fritz, personagem querido que promete conquistar o público de todas as idades.
Em outra ação especial, a Secretaria da Saúde estará presente na Feira Direto do Campo com a sua Unidade Móvel para ofertar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Vale destacar que quem ainda não tomou a vacina contra a gripe, pode aproveitar a oportunidade, já que o imunizante continua disponível. Para receber as vacinas durante a Feira Direto do Campo, basta apresentar um documento de identificação pessoal e, se possível, a Carteira de Vacinação.
Adoção de pets é outra atração do evento
A Feira Direto do Campo também vai receber mais uma edição da Feira de Adoção de Animais do Centro de Bem-Estar (CBEA) da Prefeitura de Joinville. Para quem busca um amigo de quatro patas, cães e gatos de pequeno, médio e grande porte, estarão no evento à espera de um novo lar.
A Nina é uma delas. Moradora veterana do CBEA, essa cachorrinha medrosa e quietinha não perdeu a esperança de encontrar uma família. Pacato e cheio de amor, o Sandro perdeu uma perninha em um acidente, mas está recuperado e busca uma família que o acolha com amor e carinho.
Para quem busca um gatinho, certamente vai se encantar com os lindos Mufasa e Jacob, ambos carinhosos e que adoram interagir com humanos. Todos os animais da Feira de Adoção do CBEA já estão vacinados e microchipados. A equipe do CBEA vai orientar os adotantes sobre os cuidados com a saúde de cada um dos animais.
Para adotar um novo amigo, os interessados deverão apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de estar com a casa preparada para receber um animal. Durante a feira, a equipe estará disponível para dar orientações sobre alimentação, comportamento e cuidados com os bichinhos.
Feira Direto do Campo
A Feira Direto do Campo tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, fomentando a comercialização de produtos agrícolas, criando condições para ampliar e impulsionar a produção da agricultura rural e urbana em Joinville.
O evento é uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Joinville, em parceria com a Epagri, Ceasa, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina.
Também participam os agricultores de Joinville e municípios ligados à Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte).