Falta menos de um mês para Joinville receber os Jogos Universitários Brasileiros, a maior competição universitária da América Latina

Publicada em 13/09/2023 às 12:16
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Em menos de um mês, Joinville irá sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A maior competição universitária da América Latina ocorrerá na cidade, de 8 a 21 de outubro. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Durante os 14 dias de competição, Joinville vai receber mais de 5 mil participantes de todas as partes do Brasil, disputando 21 modalidades. Ao todo, 320 instituições de ensino superior participam dos JUBs na cidade. Todas as 27 federações universitárias do país estão confirmadas no evento.

“A expectativa, segundo estimativas da CBDU, é que o evento movimente mais de R$ 20 milhões na economia da cidade. Vai impactar hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e todas as atrações turísticas. Além dos credenciados para participar dos jogos, há os seus familiares e também os moradores das cidades vizinhas, que devem vir para prestigiar os jogos”, explica a secretária de Esportes de Joinville, Caroline Antunes.

Em um único ano, há diversos JUBs, como o Praia e o Seletivas. O que ocorrerá em Joinville é o principal do calendário, com o maior número de modalidades.

Participam desta fase do JUBs as universidades campeãs de suas respectivas seletivas estaduais. As modalidades presentes, nesta fase, são judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e FreeFire.

O Centro de Convenções e Exposições Expoville será o principal local de competições, abrigando a maior parte das modalidades, além do boulevard dos atletas, um espaço de convivência entre os participantes. A entrada dos jogos é gratuita.

Segundo a secretária de Esportes, a realização do JUBs mostra que a cidade está apta para receber grandes eventos esportivos.

“Nossa expectativa é colocar Joinville em destaque no cenário esportivo nacional. E queremos que o evento deixe um legado importante na cidade, como incentivo para nossos jovens atletas e as crianças joinvilenses, ao verem de perto referências do esporte. Outra marca que o JUBs deixará no município são as melhorias que fizemos nas instalações esportivas, para receber o evento”, afirma Caroline Antunes.

Sobre a CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil.

Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país. Desde 2018, todas as competições do calendário nacional da CBDU recebem o nome de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que, juntas, formam a temporada anual. O JUBs tem patrocínio de Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

Fotos: CBDU / Divulgação