Desde a tarde de ontem, quando voltou a funcionar, a ETA Cubatão opera em capacidade máxima, enviando cerca de 1,8 mil litros de água tratada por segundo para os joinvilenses.
Mesmo assim, o abastecimento nos bairros atendidos pela ETA Cubatão segue em recuperação devido ao baixo nível dos reservatórios e ao alto consumo.
Os bairros João Costa, Parque Guarani, Jarivatuba, Ulysses Guimarães e Fátima ainda não estão com o abastecimento totalmente normalizado. Estas regiões estão mais distantes da estação e o caminho que a água percorre é maior. Durante esta quinta-feira (18/12), as equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville irão realizar manobras no sistema visando agilizar a recuperação do abastecimento.
Nos demais bairros, o sistema demonstrou recuperação durante a madrugada, mas requer a continuidade do consumo consciente até a completa normalização.
“Há regiões em que os moradores vão perceber pressão baixa. Por isso, ainda pedimos à população que adote as ações de consumo consciente, como evitar lavar roupas, garagens e carros, usando água somente para o essencial, para que os reservatórios possam estar mais bem abastecidos e, consequentemente, os imóveis recebam água normalmente”, destaca Janine Alano, diretora Operacional da Águas de Joinville.
Mesmo que comece a receber água, a população deve manter a restrição de uso apenas para as necessidades básicas, como para beber, cozinhar e higiene pessoal, até que todos os bairros atendidos pela ETA Cubatão tenham o abastecimento restabelecido.
O restabelecimento do sistema de abastecimento de água ocorre após a realização de uma manutenção emergencial em trecho de adutora de 600 milímetros localizado na rua Dona Francisca, próximo à esquina com a rua dos Bororós, na Zona Industrial Norte.